Luvas, máscaras, foices, abafadores, mochilas costais, facões, pás, enxadas e fardamento estão entre os materiais que o governo do estado anunciou que entregará, no domingo (13), para os representantes das brigadas que combatem o fogo na Chapada Diamantina.
Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), que custaram R$ 500 mil, serão entregues no grupamento do Corpo de Bombeiros de Lençóis. “Os equipamentos que serão entregues hoje irão substituir os EPI´s perdidos durante o combate ao fogo. Mais EPI´s serão encaminhados para Lençóis no decorrer da semana”, afirmou, em nota, o secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler.
Os últimos focos de incêndios começaram na semana passada, em decorrência dos raios que surgiram na região. “Como houve pouca ocorrência de chuvas, existe a possibilidade destes raios, incidindo em áreas de vegetação mais seca, terem provocado o início de novos focos”, explicou o meteorologista do Inema, Heráclio Alves.
Atualmente, a operação coordenada pelo programa Bahia Sem Fogo na região conta com 60 bombeiros militares, 40 brigadistas, 8 peritos, quatro veículos tracionados (4×4), três helicópteros e seis aviões modelo air tractors (capazes de transportar até 3,8 mil litros de água). Fonte Correio 24h