O fogo que atingia a região entre os municípios de Ibicoara e Iramaia, na Chapada Diamantina, foi controlado por equipe de brigadistas voluntários, contratados e do Corpo de Bombeiros. Agora, começa a fase de rescaldo e monitoramento, para que o fogo não volte. Desde sábado (4) que uma equipe de brigada da região está no local fazendo trincheiras para que o ‘fogo de turfa’ não ameace a área, dando combate se houver reignição.
De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente e Turismo de Ibicoara, Luiz Pimenta, ainda não se sabe ao certo o tamanho da área devastada. Uma avaliação será feita para saber ao certo o tamanho do estrago. Pimenta diz que choveu pouco na região e destaca a atuação dos voluntários.
“Uma equipe do ICMBio [Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade] retornou neste sábado e uma outra vai para lá e fica até segunda. Estamos fazendo trincheiras, pois há muita matéria orgânica e risco de fogo de turfa”, contou o titular.
De acordo com o presidente da brigada de Combatentes de Incêndios Florestais de Andaraí (Cifa), Homero Vieira, não existe novos relatos de focos de incêndio. “Recebi informação que estamos em fase de monitoramento e vigilância na área entre Iramaia e Ibicoara. Não tem nenhum resquício de fogo. Mas vão garantir a vigilância”, completa. Jornal da Chapada