Um espaço confortável, dotado dos mais modernos equipamentos e serviços, e o mais importante, com uma equipe altamente qualificada de médicos especialistas. Tudo isso a comunidade de Livramento e Região pode encontrar na Clínica Santa Helena, o mais novo empreendimento da cidade que tem se destacado por oferecer um serviço diferenciado do que existe na cidade.
Inaugurada recentemente pelo médico cardiologista Antônio Tanajura e pela dermatologista Monique Neyre, a Santa Helena surgiu com a meta de oferecer o que há de melhor e mais moderno nas áreas de Cardiologia e Dermatologia, mas diante da demanda e de ideias interessantes de outros profissionais, a clínica passou a atuar como um verdadeiro Centro de Saúde.
“Agregamos especialidades médicas que completam o tratamento dos pacientes cardíacos e daqueles com doenças dermatológicas, como por exemplo, ortopedia, nutrição, fisioterapia, clínica geral, psicologia e laboratório”, explica Drº Tanajura.
E completa: “Inicialmente tínhamos como foco apenas as áreas de Cardiologia e Dermatologia, mas no decorrer da execução de nosso projeto surgiram colegas com ideias interessantes e de boa formação, foi então que decidimos agregar. Queremos crescer juntos, trabalhar com excelência de modo a tornar a Clínica Santa Helena uma referência no setor”.
A Ortopedia está sob a responsabilidade de Drº Anselmo. Já Drº Fred Moreira, que atualmente é diretor do Hospital de Jussiape, é o Clínico Geral. Drº Antônio Castro (nutricionista) desenvolve todo serviço de nutrição direcionado para parte cardíaca. “E agregando também a parte de cardiologia temos serviço de Fisioterapia com Drª Vavilene Rêgo, com foco na fisioterapia respiratória, motora e acupuntura. Por sinal, trata-se do primeiro serviço da cidade”.
Fechando o quadro, Drª Josana Carvalho é a responsável pela área da Psicologia, e o Laboratório com Drª Mariana Meira. “Precisamos de agilidade, entrega rápida de exames, pois na cardiologia muitas vezes precisamos do resultado de muitos exames na hora, e isto será possível na Clínica Santa Helena, por conta dessa variedade de especialistas bem conceituados em um único lugar”, argumenta Drº Antônio Tanajura, ressaltando que isto é bom para o paciente, e também para o trabalho médico.
Realização de um sonho
A inauguração da Clínica Santa Helena é vista pelo casal de médicos Drº Antônio e Drª Monique como a concretização de um sonho que foi “gestado” com muito planejamento. “Esse sonho foi amadurecendo aos poucos, e posso defini-lo muito bem com as palavras ‘determinação e planejamento’. Essas duas palavras nortearam todo nosso projeto”, comenta Drº Antônio.
Já a homenagem do nome, ele declara com muita alegria e satisfação que está sendo dedicado a sua filha Helena que nascerá em breve. “A clínica está do jeito que imaginávamos e hoje é uma de nossas maiores alegrias. Brinco sempre falando que o nosso primeiro filho é a Clínica Santa Helena, e que na sequencia virá nossa pequena Helena. Dois acontecimentos próximos e que são muito importantes para as nossas vidas pessoal e profissional”, declara.
Trajetória profissional
Filho de uma tradicional família de Livramento – José Orleans Guimarães Gomes e Maria Lúcia Machado da Silva Gomes – Drº Antônio Tanajura é um verdadeiro orgulho da família. Hoje aos 32 anos, acumula no seu currículo 11 anos de dedicação total aos estudos que lhe renderam os títulos de Médico especialista em Cardiologia, Ecocardiografia e Terapia Intensiva, com vasta experiência em pacientes graves e pacientes cardiológicos.
“E finalizo esse ano com chave de ouro com minha ida a um Congresso de Cardiologia em Curitiba, no Paraná, onde fiz a prova para obtenção do título de especialista em Cardiologia e consegui ter sucesso, receber esse título de especialista”, completa.
E destaca que tudo que almejou na vida profissional ele conseguiu conquistar. Passou pela Faculdade de Medicina de Iguaçu, no Rio de Janeiro, morou um tempo em São Bernardo dos Campos – SP, onde por opção trabalhou como Clínico Geral, mas que continuou estudando para realizar o sonho de ser médico especialista.
“Até que chegou o momento em que foi aprovado no Beneficência Portuguesa – SP para fazer Residência em Cardiologia Clínica. Logo após fiz uma subespecialidade em Ecocardiografia, também em SP, no Hospital Cruz Azul da Polícia Militar, onde o aprendizado foi imenso, e para finalizar decidir fazer mais um ano de UTI no Hospital Albert Einstein”, relata.
Hoje, ele se sente realizado e satisfeito em retornar para Livramento e inaugurar sua clínica. “Sempre foi meu objetivo retornar. Minhas escolhas em relação a minha especialidade teve essa influência, eu sabia que Livramento era carente na área, precisava de médico para ajudar a população. E o sonho de voltar sempre existe pela família, porque também gosto da população, do estilo que se vive aqui. Esse foi graças a Deus mais um desejo realizado”.