Com palestra da assistente social Janiquece Aguiar, I Semana Acadêmica foi encerrada na UNOPAR

0
307
PUBLICIDADE

Terminou nesta quinta (13), a I Semana Acadêmica da Polo Presencial Unopar-Livramento, realizada desde terça-feira com programação de palestras com a participação de excelente público nas três noites seguidas. Ontem, o último evento contou com a palestra da assistente social e consultora Janiquece Aguiar, com o tema Inclusão Social, em que abordou o difícil mundo de pessoas excluídas do meio social em razão das características físicas que possuem. A inclusão social é o conjunto de meios e ações que combatem a exclusão aos benefícios da vida em sociedade, provocada pelas diferenças de classe social, educação, idade, deficiência, gênero, preconceito social ou preconceitos raciais, além de oferecer oportunidades iguais de acesso a bens e serviços a todos.

“Já nascemos com essas características e não podemos, de certa forma, ser culpados por tê-las”, pontuou a palestrante.

                                                    Palestra tratou da inclusão social

Afirmou que a inclusão está ligada a todas as pessoas que não têm as mesmas oportunidades dentro da sociedade. Mas os excluídos socialmente são também os que não possuem condições financeiras dentro dos padrões impostos pela sociedade, além dos idosos, os negros e os portadores de deficiências físicas, como cadeirantes, deficientes visuais, auditivos e mentais.

A assistente social enfatizou que o mundo sempre esteve fechado para mudanças, em relação a essas pessoas, porém, a partir de 1981, a ONU (Organização das Nações Unidas) criou um decreto tornando tal ano como o Ano Internacional das Pessoas Portadoras de Deficiências (AIPPD), época em que se pode perceber que as pessoas portadoras de alguma necessidade especial eram também merecedoras dos mesmos direitos que os outros cidadãos.

Janiquece Aguiar revelou ainda  que, apesar disso, o mais importante é que aos poucos, o mundo vai se remodelando para dar-lhes maiores oportunidades.

A palestra foi realizada também com o uso de data-show com ilustrações por slides, permitindo que os participantes interagissem com perguntas dirigidas à plateia, recursos muito comuns nesses tipos de eventos para manter o público sempre focado no tema título apresentado.

Inclusão – O Brasil tem uma experiência ainda pequena em relação à inclusão social, com pessoas que ainda criticam a igualdade de direitos e não querem cooperar com aqueles que fogem dos padrões de normalidade estabelecido por um grupo que é maioria. E diante dos olhos deles, também somos diferentes.

E é bom lembrar que as diferenças se fazem iguais quando essas pessoas são colocadas em um grupo que as aceite, pois nos acrescentam valores morais e de respeito ao próximo, com todos tendo os mesmos direitos e recebendo as mesmas oportunidades diante da vida.

A palestrante Janiquece Aguiar foi muito elogiada pelo nível e informações em seu tema sobre inclusão social.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui