O delegado da Polícia Civil, Édson Santos de Souza, titular da Delegacia Territorial de Livramento, anuncia pré-candidatura a vereador nas eleições majoritárias e proporcionais que serão realizadas no mês de outubro deste ano. Ele oficializa a candidatura na convenção de julho, disputando o pleito eleitoral pelo Partido Republicano Brasileiro (PRB), em chapa encabeçada pelo empresário da fruticultura local, Erasmo Carlos, o “Erasmo da Manga”.
Édson Santos pediu licença para atender a legislação eleitoral, mas anuncia que ainda está à serviço da sociedade e retoma as atividades logo após as eleições, quando reassume o cargo para voltar a trabalhar com o mesmo empenho e dedicação desde outubro de 2011 quando foi designado titular da delegacia deste município.
Confessa que ingressar na política nunca esteve nos seus planos, mas como conquistou a população que confia no seu trabalho como “delegado linha dura”, mas sempre com o cuidado de evitar cometer excessos ou constrangimentos, especialmente sabendo diferenciar o cidadão de bem e o transgressor ou bandido, isto faz com que a Polícia Civil obtenha o reconhecimento de todos os livramentenses, isto tudo o motiva a sair candidato.
Exercer a função de delegado ético, correto e zeloso é uma característica de sua própria formação, atuando inicialmente como agente investigador, nos anos 80, em várias cidades, entre elas, Itabuna e Feira de Santana, onde se notabilizou por desvendar muitos crimes considerados até então insolúveis. Neste período acumulou e adquiriu uma vasta experiência na profissão. Onde trabalhou sempre se pautou na ética e na seriedade em 36 anos de polícia, seja como investigador ou delegado.
Édson Santos se desincompatibilizou do cargo para se empenhar agora em sua campanha política. Ele revela que quer ser vereador para defender e reivindicar mais respeito para com a segurança pública em prol da população e apoio às policias Civil e Militar.
Édson Santos anuncia que quer aproveitar o mandato, caso seja eleito, para lutar contra as dificuldades, dentre elas: a falta de material humano, para compor um efetivo maior de policiais, objetivando uma prestação de serviço razoável a todos livramentenses, em especial a população da zona rural, assim como garantir uma atuação eficiente no combate ao crime.
Ele explica que segurança é dever do Estado, mas os municípios podem ter iniciativas bem sucedidas neste sentido. Reforça que um representante do setor com um mandato de vereador pode se aliar ao gestor do poder público para juntos buscarem providências, encaminhar pedidos e reivindicações ao governador e também ao governo federal, com o apoio de deputados da base de sustentação do própria prefeito.
Édson Santos de Souza nasceu em Salvador. Possui graduação em bacharelado em Direito pela Universidade Católica de Salvador – UCSAL. Tornou-se delegado do quadro da Polícia Civil do Estado da Bahia e acabou sendo designado para assumir o cargo de titular da Delegacia de Livramento de Nossa Senhora, na qual conduz firmemente a atuação e o trabalho eficiente dos policiais e agentes.
Yonélio Sayd
Jornalista/Radialista
DRT/MTBA 174