Dois livramentenses disputam a eleição para presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) que acontecerá no próximo dia 16 de novembro. A desembargadora Maria das Graças Osório Pimentel Leal, irmã do ex-prefeito Emerson Leal, e o desembargador Lourival de Almeida Trindade, presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE).
Os dois candidatos já fizeram suas inscrições dentro do prazo, encerradas na terça-feira (31), onde também disputam mais seis candidatos que concorrem em uma disputa bastante acirrada. Maria da Graça Leal se inscreveu também para ocupar o posto de 1º vice-presidente.
O cargo mais importante do Judiciário baiano será disputado pelos seguintes desembargadores: Carlos Roberto Araújo, Cynthia Resende, Gesivaldo Britto, José Cícero Landin, José Olegário, Lourival Trindade, Maria da Graça Osório e Rosita Falcão. O posto de 1º vice-presidente será disputado por Augusto de Lima Bispo, Carlos Roberto, Lisbete Teixeira, Maria da Graça Osório, Maurício Kertzman, Osvaldo Bomfim, Pila Célia e Sandra Inês Rusciolelli. Os mesmos nomes ainda poderão disputar uma vaga para 2º presidente e para os cargos de corregedor-geral de Justiça e corregedor das Comarcas do Interior. A eleição para sucessão da atual presidente, desembargadora Maria do Socorro, será realizada no dia 16 de novembro. O mandato é de dois anos e não há reeleição. Somente os 59 desembargadores da Corte estão aptos a votar.