O município de Dom Basílio alcançou o primeiro lugar em arborização de vias urbanas na microrregião, em 2017, de acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE. Dos 417 municípios baianos, é o 7° colocado e o 890° do país, considerando um universo de 5.570 municípios.
O resultado positivo não é por acaso. A atual administração criou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Graças aos esforços da pasta, hoje o município é capaz, nível 3, possui equipe conforme solicitação da Gestão Ambiental Compartilhada – GAC, é associado no Consórcio Bacia do Paramirim, além de contar com assessoria ambiental própria.
No que diz respeito ao plantio de árvores, a Secretaria vem implementando um importante trabalho. Somente na Avenida Marilton Matias foram plantadas 180 Ipês brancos e rosas, fruto do trabalho do projeto Cidade Verde que funciona do Espaço Vó Louzinha.
Além de cultivar, plantar e distribuir as mudas de árvores nativas e ornamentais indicadas para o meio urbano, a administração não perde de vista o papel dos jovens para esta e as futuras gerações. A secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Edite Caires, acredita que a “educação ambiental é um caminho que proporciona formação, principalmente às crianças e adolescente”, explicou. “Acreditamos em uma sociedade consciente para que não haja necessidade de fiscalização ambiental. A terra mãe precisa de cuidados, e nós somos responsáveis por isso”, finalizou.