Em diferentes fases gestacionais, elas chegam a Secretaria Municipal de Saúde de Dom Basílio, onde é promovido o grupo de gestantes, uma vez ao mês. Os encontros são promovidos pelas unidades de saúde da família, por meios das suas enfermeiras e a enfermeira obstetra do município. São parceiros o NASF, a Atenção Básica, os agentes comunitários de saúde e tem o apoio e participação de todos os profissionais das equipes.
Atualmente, são 95 participantes que encontram no grupo um momento de acolhimento. Hora em que podem tirar dúvidas, dividir experiências sobre gestação, pré-parto, parto, pós-parto, os primeiros cuidados com o bebê, amamentação e muitas vivências desse ciclo tão marcante na vida das futuras mamães.
Por meio de dinâmicas, as temáticas fluem de maneira leve e esclarecedora. Elas formam vínculos, desvendam mitos, se tornam mais seguras com as informações adquiridas e ao final, as participantes que frequentaram os grupos recebem uma bolsa para gestante.
A enfermeira Valiane Félix explica que tudo é preparado com muito carinho e dedicação de todos os envolvidos na organização. “Nós pensamos sempre em proporcionar para elas momentos de interação, partilha e conhecimento. É muito importante a participação de todas”, concluiu a enfermeira.