Nesse último domingo (7), os brasileiros foram às urnas para o primeiro turno dessa eleição presidenciável, elegendo deputados, senadores e governadores.
Em Livramento de Nossa Senhora a expectativa maior se dava em torno dos candidatos ao cargo de deputado Estadual.
O Instituto Folha Regional mais uma vez trabalhando com a verdade e a informação, trouxe de antemão quais seriam os prováveis resultados dessa disputa eleitoral.
O Deputado Estadual Nelson Leal, assim como divulgado pelo Instituto Folha Regional, alcançou 16% dos votos dos livramentenses, chegando como esperado ao número próximo de 4 mil votos na cidade. Nelson Leal mais uma vez é eleito deputado Estadual.
Os demais candidatos sofreram algumas alterações ao longo das eleições. O número de pessoas que responderam Ninguém/ Branco/ Nulo chegava aos 22%, já os indecisos/ não sabe o número era alto, alcançavam assim 44% dos eleitores, o campo estava aberto pra que qualquer outro candidato pudesse fazer sua campanha e conseguir conquistar um número maior de eleitores.
O candidato Marquinhos Viana, apesar de conseguir um maior número de votos na cidade, não saiu vitorioso como esperado, pois o candidato em questão foi apoiado por 14 lideranças dentro do município de Livramento, como o ex- prefeito da cidade, Dr. Paulo Azevedo, o atual prefeito da cidade, Ricardo Ribeiro, vereadores, e pessoas que se caracterizam como influentes e consequentemente se esperava conseguir uma colocação melhor para o candidato Marquinhos Viana, que sobressaiu com uma margem muito pequena para o tamanho do apoio que recebeu na cidade pelos até então atuais líderes políticos do município, a exemplo de outras cidades como Macaúbas, que tem o mesmo número de eleitores que a cidade de Livramento, onde o deputado Nelson Leal, apoiado pelo então prefeito da cidade, chegou na faixa dos 7.819 mil votos, saindo vitorioso no município.
Acredita-se que apesar de todo o apoio que o deputado Marquinhos Viana recebeu em Livramento os números de votos refletem na insatisfação e na insegurança da população em eleger o candidato do atual prefeito da cidade.
Em terceiro lugar ficou o candidato do PT Zé Raimundo, alcançando 2.127 votos, sendo apoiado por Hugulino.
Em quarto lugar, ficou o candidato Márcio Moreira apoiado pela vice prefeita da cidade, Joanina Sampaio, o médico Valdirano e Valdir da barrinha, alcançando 1.933 votos em Livramento.
Em quinto colocado ficou o candidato Luciano Ribeiro, com o apoio do contador Clarismundo, dos vereadores Paulo Lessa, João Lousada e do o atual presidente da câmara Cidão Aracatu, ficando com 1.698 votos.
Essa eleição segue mostrando a descrença da população em relação aos atuais líderes políticos. Livramento carece de saúde, educação, infraestrutura, lazer, esporte, segurança, se encontra necessitada de atenção básica e a população clama por melhoras.
É chegada a hora de reflexão sobre as escolhas, o poder emana do povo e a mudança está nas mãos dos Livramentenses.