A política em Dom Basílio está tensa, sem grupos e sem alianças definidas, tudo pode acontecer.
O grupo que já foi liderado pelo saudoso Zezito Caíres, importante figura política no município, está em colapso e poderá chegar ao fim.
O prefeito Roberval Meira está prestes a desfazer o grupo da situação com a chegada de dois novos integrantes, Dr. Álvaro Neto e Maria Ilza.
Dr. Álvaro fazia parte do grupo da oposição, juntamente com o possível pré-candidato Orlando Caíres, mas abandonou o barco e após negociações correu para os braços do prefeito Roberval.
A questão maior no entanto será a decisão que o atual gestor irá tomar, escolhendo se o seu vice-prefeito, Fernando Santos, que também veio do outro grupo político, será o cabeça de chapa, ou o novato, o médico Álvaro (preferido entre os eleitores de acordo pesquisa divulgada no município).
Maria Ilza viúva do também saudoso ex- prefeito Marílio Matias, irá compor esse novo grupo que está se formando em Dom Basílio, e ela já afirmou que será canditada a vereadora no município. O que facilita para Maria Ilza no entanto é o seu emprego na prefeitura, dentro da Secretaria de Assistência Social.
Como se não bastasse a indecisão no executivo, o legislativo também se encontra dividido, pois essa aliança entre o prefeito e a pré-candidata tem gerado ciúmes com os demais vereadores, prejudicando ainda mais a gestão de Roberval.
O clima é de insegurança entre os eleitores e o prefeito consequentemente pode encerrar o seu mandato com baixa aprovação popular.
Todas essas mudanças inconstantes pode ter como resultado o rompimento do grupo do ex-prefeito Zezito e surgir então um nome para enfrentar o candidato que será escolhido pelo prefeito Roberval.
Afinal, quais serão os adversários de Orlando Caíres nessa disputa pela prefeitura de Dom Basílio?