uito se tem discutido sobre o empoderamento das mulheres nos últimos tempos, mas em função da importância do tema, essa discussão deveria ser ainda mais ampla, para que os resultados possam ser acelerados.
O movimento de empoderamento feminino é uma consequência das conquistas que as mulheres vêm alcançando nos últimos anos, mas está longe de ser um movimento natural, pois se não for estimulado e incentivado em seus diversos fronts de atuação, não atingirá seus objetivos.
Embora o termo empoderamento das mulheres tenha sido forjado recentemente, esse já é um processo que vem se desenvolvendo há muito tempo. Os movimentos de liberação das mulheres nos idos de 1960 já eram na verdade o embrião dessa tendência.
Quem tem medo do empoderamento feminino
Lançado em 2010 pela Organização das Nações Unidas, o documento que traz os Princípios do Empoderamento das Mulheres tem servido de referência para diversas iniciativas no mundo corporativo e inegavelmente já provocou algumas mudanças neste ambiente, mas quem disse que são aplicados apenas neste caso?
O empoderamento da mulher precisa ir muito além das corporações. É certo que com o avanço do empreendedorismo feminino, as diferenças de oportunidades ficaram mais evidentes neste segmento, mas o alcance do processo de empoderamento da mulher deve ser ainda maior.
Se a sociedade como um todo reconhece o papel da mulher como agente do desenvolvimento econômico, social e cultural, o empoderamento feminino não deve se restringir apenas às empresas, mas sim a todas as áreas da sociedade, como a cultura e o meio político, por exemplo.
A discriminação e barreiras impeditivas do desenvolvimento profissional e pessoal não estão presentes apenas nas empresas. A própria sociedade por muitas vezes desenvolve estes mecanismos e nem ao menos percebe.
Os Princípios do Empoderamento das Mulheres
Lançado durante a Assembleia Geral da ONU em julho de 2010, junto a uma série de outras medidas, ONU Mulheres e o Pacto Global criaram os Princípios de Empoderamento das Mulheres, com as seguintes diretrizes:
- Estabelecer liderança corporativa sensível à igualdade de gênero, no mais alto nível.
- Tratar todas as mulheres e homens de forma justa no trabalho, respeitando e apoiando os direitos humanos e a não-discriminação.
- Garantir a saúde, segurança e bem-estar de todas as mulheres e homens que trabalham na empresa.
- Promover educação, capacitação e desenvolvimento profissional para as mulheres.
- Apoiar empreendedorismo de mulheres e promover políticas de empoderamento das mulheres através das cadeias de suprimentos e marketing.
- Promover a igualdade de gênero através de iniciativas voltadas à comunidade e ao ativismo social.
- Medir, documentar e publicar os progressos da empresa na promoção da igualdade de gênero.
O primeiro princípio do Empoderamento das Mulheres
O primeiro princípio do empoderamento das mulheres diz respeito a estabelecer uma liderança corporativa de alto nível que promova a igualdade de gêneros.
É fundamental que sejam rompidas as barreiras que impedem a ascensão profissional e outros benefícios que muitas vezes acabam impedindo que a mulher alcance cargos de chefia e liderança.
O segundo princípio do Empoderamento das Mulheres
O segundo princípio do empoderamento feminino fala sobre a igualdade de tratamento para ambos os gêneros, respeitando e enfatizando os direitos humanos e também, abolindo qualquer forma de descriminação.
A igualdade de salário e a supressão de qualquer barreira imposta através da descriminação com base em gênero, são as principais bandeiras deste princípio.
O terceiro princípio do Empoderamento das Mulheres
O terceiro item relacionado prega a garantia de saúde, segurança e bem estar de todos os trabalhadores, independentemente de serem homens ou mulheres, promovendo o equilíbrio entre gêneros também nesta área.
O objetivo principal é disseminar a cultura de banimento de toda e qualquer forma de violência no trabalho, incluindo-se aí, a violência verbal, física e também o assédio sexual.
O quarto princípio do Empoderamento da Mulher
A capacitação profissional é fator chave para o desenvolvimento profissional e porque também não dizer, pessoal.
No quarto princípio o documento prega a promoção de ações de educação, treinamento e desenvolvimento para mulheres, estimulando a criação de programas nos locais de trabalho que possibilitem o acesso da mulher a todos os níveis hierárquicos da empresa.
Uma das barreiras para o crescimento do empreendedorismo feminino no Brasil é justamente a falta de capacitação, muitas vezes imposta por uma criação conservadora e de mentalidade contrária à inserção da mulher no mercado de trabalho.
O quinto princípio do Empoderamento das Mulheres
Em seu quinto princípio, do empoderamento da mulher, o documento incentiva que as empresas implantem uma política de aquisição de produtos e serviços de outras empresas que sejam geridas por mulheres como forma de incentivar o empreendedorismo feminino.
No mesmo princípio consta também uma diretriz sobre o respeito à dignidade das mulheres, imagem e papel na sociedade, em todos os materiais de marketing e outros produzidos pela empresa. Além de ser incluída no processo produtivo, a mulher também precisa ter sua imagem respeitada.
O sexto princípio do Empoderamento das Mulheres
No sexto princípio sobre o empoderamento feminino, o documento da ONU expande sua abrangência para uma visão social do problema. Nele são incentivadas ações isoladas ou através que visem defender a igualdade entre os gêneros e a colaboração com parceiros, fornecedores e líderes da comunidade para promover a inclusão da mulher.
No mesmo texto também é incentivada a promoção e reconhecimento da liderança e contribuições das mulheres em suas comunidades e a garantia de representação suficiente das mulheres em qualquer consulta comunitária que seja feita.
O sétimo princípio do Empoderamento Feminino
O último item do documento fala sobre a necessidade das empresas e outras organizações divulgarem publicamente suas políticas e plano de implementação das diretrizes sobre o empoderamento da mulher, para promover a igualdade de gênero.
Esta é uma forma de incentivar o movimento e possibilitar que mais empresas possam aprender e se inspirar nos seus planos e levar o empoderamento feminino para sua organização.
O envolvimento com o empoderamento das mulheres é um desafio do qual todos os componentes da sociedade, homens, mulheres, empresas, organizações e governo, devem participar.
Mantenha-se atualizada sobre as discussões a respeito do empoderamento das mulheres e outros assuntos relativos ao empreendedorismo feminino, assinando nosso Boletim Informativo.
Por Josiane Osório, diretora executiva da Academia do Marketing