A Escola Rômulo Galvão homenageou o município de Livramento pelos 94 anos de emancipação política e administrativa, transcorrido dia 06 de outubro, realizando pela segunda vez o evento “Sarau de Poesias – A Minha Cidade em Versos”, dia 1º de outubro, evento que contou com a participação de alunos do Ensino Fundamental que, em versos, declamaram poeticamente sua visão acerca da cidade em que nasceram, a rua onde moram, o amor à cidade, a fé, a cultura e as belezas de Livramento, destacando as festas religiosas, a cachoeira Veu de Noiva, a gruta do Bom Jesus e os casarões antigos.
A homenagem envolveu diversos poemas escritos pelos próprios alunos, em sala de aula, reforçando uma ideia prática que criatividade, imaginação e cultura podem ser desenvolvidas desde cedo, por meio da leitura, seja qual for o tipo e o estilo. Os alunos também demonstraram que a história de desbravamento e criação de cidades não pode ser exclusiva dos pioneiros de uma época do passado, legado que pode ser resgatado e sempre lembrado através do contato com os livros, publicações que levam o leitor aprimorar seus valores e desenvolvem a escrita, inclusive a que rebusca fatos do passado.
O Sarau em versos na forma de poesia dos alunos da escola municipal Rômulo Galvão, além de dedicar as homenagens ao aniversário da cidade de Livramento de Nossa Senhora, também foi para a professora Márcia Oliveira, “pelos serviços prestados à educação, com dedicação e amor”, sendo-lhe entregue um belo ramalhete de flores por uma das alunas da unidade de ensino. A homenageada retribuiu ao cantar uma conhecida canção “A Casa”, de Toquinho, gravada pelo poeta e cantor Vinicius de Moraes, também recitou versos do grande poeta baiano Castro Alves e outros.
O Sarau, além contar com emocionante declamação de versos dos alunos de todas as séries do ensino fundamental, exposição de maquetes destacando pontos da cidade, como cachoeira, igrejinha do Passa Quatro, casarão dos Alcântara, torre do Bom Jesus e a catedral, também teve como destaque um cartaz de boas vindas desenhado pelo aluno Kayan Fhillip, do 5º ano, e uma apresentação de uma dupla de cantores mirins formada pelos alunos Felipe e Geiane, interpretando a música “Oração pela Família”, do Padre Zezinho.
O secretário de Educação e Cultura, Tiãozinho Professor (Sebastião Fernandes de Oliveira), que esteve presente, usou a palavra para elogiar o alto nível cultural do evento, parabenizando especialmente aos alunos poetas pela riqueza de conhecimentos históricos e biográficos acerca da fundação do município de Livramento e seu desbravadores, e assim mergulhando no oceano do conhecimento, aprimoram seus valores e desenvolvem a escrita.
“Acredito que a leitura deve ser estimulada desde a fase infantil até a adulta. As pessoas que refinam o gosto pela leitura conseguem se preparar melhor para os estudos, o mercado de trabalho e para a vida.”
Ele também parabenizou a diretora da escola, professora Raylma Meira, pela realização do evento em homenagem ao aniversário da cidade, no qual, através de versos e poesias os alunos apresentaram para o público todo um belo trabalho de pesquisa no qual estudaram a vida e a obra dos pioneiros, as riquezas culturais e naturais, mostrando o resultado para a comunidade escolar, objetivando a integração do entorno da escola
No final foi oferecido um coquetel de frutas acompanhado de salgadinhos. Além do secretário, estiveram presentes coordenadores técnicos da secretaria de Educação, o coordenador municipal de Cultura, Yonélio Sayd e pais de alunos.