Embora muita gente não saiba, a sensibilidade dentária costuma ser decorrente de hábitos que praticamos sem perceber. A sensação desconfortável ocorre quando há exposição da dentina, região mais sensível conhecida como a ‘raiz do dente’.
Além de doenças bucais, alguns hábitos podem contribuir para o desenvolvimento do problema. Veja quais são eles a seguir:
1 – Escovação incorreta
Não é uma questão de força, mas de jeito. Movimentos suaves, com uma escova de cerdas macias ou extra-macias é o indicado pelos especialistas na hora de fazer a higiene bucal. “A retração gengival é provocada na maior parte dos casos pela escovação com muita força ou com movimentos errados, isso expõe áreas do colo do dente, que não possuem a proteção do esmalte”, esclarece Leonardo Panza (CRO-SP 82.271), doutor em prótese dental pela Unicamp.
Ainda falando da escovação, o mais indicado para não ter sensibilidade é evitar pastas muito abrasivas.
2 – Roer ou morder o que não pode
Se você tem o hábito de abrir garrafas com a boca pare agora. A mesma recomendação vale para quem costuma morder pontas de lápis e tampas de caneta. Hábitos desse tipo são causadores de sensibilidade dentária.
“Essas atividades podem causar trincas imperceptíveis a olho nu, mas que expõem a dentina”, explica Leonardo. Até mesmo rasgar embalagens com os dentes podem causar microfissuras, assim, é melhor ter sempre uma tesoura por perto.
3 – Bruxismo
O ato de apertar ou ranger os dentes durante o sono também podem causar microfissuras que desgastam o dente, promovendo a perda do esmalte. A principal causa do bruxismo é o estresse.
4 – Consumir alimentos ácidos
Alimentos com pH (escala que indica o nível de acidez, alcalinidade ou neutralidade) muito baixo causam a desmineralização do esmalte dos dentes, o que os deixa mais sensíveis.
A lista de alimentos com esse perfil inclui refrigerante, vinho, suco de laranja, vinagre e frutas cítricas, aponta a dentista Aline Dias (CRO-SP 83.958), da Clínica Oral. Nesse caso, após o consumo, o ideal é esperar cerca de 30 minutos antes de realizar a higienização para que a saliva consiga deixar o pH da boca o mais neutro possível.
5 – Temperatura inadequada
Alimentos muito frios ou muito quentes provocam sensibilidade quando a boca já apresenta um dos outros fatores acima presentes. Ou seja, refrigerante supergelado pode sim causar desconforto durante o consumo.
6 – Regurgitação frequente
Pacientes com bulimia nervosa, anorexia, alcoólatras crônicos e com refluxo também podem desenvolver maior sensibilidade nos dentes.
Como tratar o problema
Considerando as diferentes causas, o dentista é o profissional que irá recomendar o tratamento mais adequado a cada caso. Mas uma higienização adequada com uma escova de cabeça pequena e cerdas macias, uso adequado do fio dental e de enxaguantes bucais com flúor são alguns dos cuidados que podemos adotar no dia a dia para evitar uma maior sensibilidade dos dentes.
A odontóloga Aline explica que no consultório o dentista poderá optar por aplicação de flúor para ajuda remineralizar o esmalte e a dentina, aplicação de laser terapêutico com ação analgésica e anti-inflamatória e pela restauração da área da dentina exposta para impermeabilizar a superfície.Fonte ig