Os consumidores irão desembolsar mais para pagar pelos produtos típicos da Páscoa neste ano, segundo levantamento da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). Dois dos itens mais comprados na época apresentaram aumento nos preços em relação à Páscoa de 2016.
Os chocolates, tanto em barra quanto os bombons, acumularam alta de 12,61%. Outro item que vai encarecer o carrinho dos trabalhadores é o pescado, tradicional na mesa dos brasileiros na Semana Santa. O produto subiu 9,28%, em média. As bebidas alcoólicas também aumentaram de preço nos últimos doze meses, cerca de 6,83%.
De acordo com a Veja, os vilões do almoço de Páscoa do passado, entretanto, estão mais baratos neste ano. A cebola e a batata inglesa, utilizadas no preparo da bacalhoada, tiveram queda de 51,15% e 42,14%, respectivamente. Em 2015, os mesmos produtos tinham registrado alta de 60,59% e 34,18%. Outros quatro produtos também estão mais baratos: pimentão (-27,3%), tomate (-26,92%), brócolis (-8,65%) e alho (-9,46%).