Por: BBC News
As inscrições para o Sisu 2024 (Sistema de Seleção Unificada) estão abertas. É a oportunidade de estudantes que fizeram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) concorrerem a vagas em universidades públicas estaduais e federais de todo o país.
Neste ano, o Sisu contará com 264.360 vagas, distribuídas entre 127 instituições de educação superior.
O que é o Sisu?
Criado em 2009, o Sisu é uma das políticas de acesso ao ensino superior do Ministério da Educação (MEC), pelo qual as universidades públicas oferecem vagas a estudantes que fizeram o Enem.
A seleção costumava acontecer duas vezes por ano: uma no início do primeiro semestre e a outra no início do segundo semestre. Agora, em 2024, haverá apenas uma seleção, em janeiro.
O processo seletivo é totalmente automatizado e utiliza as notas do Enem para classificar os candidatos.
Quem pode participar?
Para concorrer a uma vaga no Sisu 2024, é preciso ter feito o Enem 2023 e ter tirado nota acima de zero na prova de redação.
Quem fez o Enem como “treineiro”, ou seja, que ainda não concluiu o ensino médio, não está apto a concorrer.
Como se inscrever
As inscrições, que vão de 22 a 25 de janeiro, são gratuitas e devem ser feitas pelo site do Sisu — é preciso ter em mãos o número de inscrição do Enem e a senha cadastrada.
O candidato deve escolher até duas opções de curso, indicando a ordem de preferência, as universidades pretendidas, o turno e modalidade de concorrência (ampla concorrência, cotas ou ações afirmativas).
As opções de curso podem ser alteradas enquanto o período de inscrições estiver aberto — o Sisu considera válida a última opção registrada pelo estudante.
Caso o candidato tenha um desempenho que permita ser selecionado para ambos os cursos, prevalecerá a primeira opção.
Como é feita a seleção?
Os candidatos são selecionados com base na nota do Enem, no número de vagas em cada curso e na modalidade de concorrência.