No último ano, mais de um quarto dos jovens internautas perdeu um dispositivo (17%) ou teve o celular roubado (13%), e um terço deles não conseguiu mais acessar suas contas online ou teve a privacidade de seus dados violada, segundo uma pesquisa da Kaspersky Lab e da B2B International realizada com 12.355 pessoas.
Na média, um em cada sete usuários (14%) teve seu dispositivo perdido ou roubado nos últimos 12 meses. Entre os jovens de 16 e 24 anos, este índice sobe para 26%. Na mesma faixa etária, 83% afirmaram ter sofrido consequências negativas pela perda do celular.
Entre as consequências, 32% dos entrevistados tiveram suas contas online invadidas, 25% perderam definitivamente suas imagens e vídeos pessoais e 24% tiveram suas informações pessoais e sigilosas vazadas.
Além disso, 22% dos usuários sofreram punições no trabalho, pois o dispositivo perdido ou roubado continha dados corporativos. E 21% das pessoas notaram que as informações financeiras armazenadas no dispositivo foram usadas impropriamente.
Proteger é preciso
Quanto às medidas de proteção após a perda ou roubo do dispositivo, 40% das pessoas solicitaram o bloqueio do celular à operadora ou comunicaram o incidente à polícia. A pesquisa apontou também que apenas 29% limparam o dispositivo remotamente ou tentaram encontrá-lo usando um software de localização.
“É fundamental, no mínimo, usar a proteção por senha, criptografar todos os dados sigilosos e manter os aplicativos de segurança móvel atualizados. O uso de recursos antirroubo incluídos em uma solução de segurança mais abrangente para bloquear o acesso de terceiros, ajudar a localizar o aparelho e apagar seus dados pessoais, se necessário”, destaca o analista sênior de segurança da Kaspersky Lab no Brasil, Fabio Assolini.fonte Tribuna da Bahia