Os juros médios cobrados pelas instituições financeiras no cheque especial e no cartão de crédito rotativo registraram alta em março, informou o Banco Central.A taxa média do cheque especial, de acordo com a instituição, passou de 324,1% em fevereiro para 324,7% ao ano em março.
Já a taxa média do cartão de crédito rotativo subiu de 332,4% para 334,5% ao ano de fevereiro para março deste ano, acrescentou o BC.A recomendação de economistas é que os clientes bancários não usem essas modalidades de crédito ou que as utilizem por um período de tempo muito limitado.
Eles recomendam a busca por linhas mais baratas, como, por exemplo, o crédito consignado – em que as prestações do empréstimo são descontadas da folha de pagamentos. O aumento nas taxas de juros bancárias dessas modalidades de crédito acontece em um cenário de redução da taxa básica da economia, a Selic, que vem recuando desde outubro de 2016.
No fim de fevereiro, os juros básicos da economia atingiram a mínima histórica de 6,5% ao ano. A expectativa do mercado é de que a taxa recue novamente em meados de maio, para 6,25% ao ano.