Leite fica escasso após quedas de safra

0

Os anos de 2013 e 2014 foram catastróficos para a produção leiteira na Bahia. E os resultados negativos, causados pela seca, são sentidos em todo o Estado, desde o ano passado. Com as perdas na produção que chegaram a até 80% em algumas regiões do Estado, durante de 2013 e 2014, o abastecimento de leite na Bahia ficou comprometido.

Segundo informou a Secretaria da Agricultura e Irrigação da Bahia (Seagri), esses dois anos foram períodos críticos de seca, com grande impacto no setor produtivo da pecuária de leite e corte, causando a morte de parte do rebanho leiteiro, notadamente na região Norte do Estado.

Em de junho, quando divulgou a última Cesta Básica, o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, constatou que o leite, ao lado do feijão e da manteiga, foram os responsáveis pelo aumento do custo de vida no período. Segundo o Dieese, o valor do leite aumentou em todas as cidades, por causa da entressafra e os altos custos de produção.

A coordenadora Ana Georgina explicou que nos últimos cinco anos, o Dieese vem observando que à cada período de entressafra na produção de leite Bahia, as grandes redes de supermercados restringem as marcas dos produtos, optando por colocar apenas as mais conhecidas. “Não se trata propriamente de uma escassez do produto, mas de uma política de mercado adotada pelas lojas”, explicou, afirmando que não vê razão para correrias dos consumidores às lojas. “Acreditamos, que pelo próprio período de entressafra, o abastecimento e os preços possam se normalizar já a partir de setembro”, assegurou.

Com um rebanho estimado em 1,5 milhão de vacas leiteiras, de um total de 11 milhões de animais em todo o Estado, a produção no ano passado foi de apenas 190.188,80 milhões de litros de leite, ou apenas pouco mais de 10% das necessidades no Estado. O resultado é a importação do produto e a escassez de leite, que já pode ser sentida nos supermercados. Fonte Tribuna da Bahia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui