Representantes da ADAB, Secretaria de Agricultura, Secretaria de Saúde e MAFRIRB (Matadouro e Frigorífico de Brumado) juntamente com os açougueiros do Município de Livramento de Nossa Senhora se reuniram esta semana na Câmara de Vereadores com o Prefeito Ricardinho (REDE), para discutir sobre o abate clandestino e possíveis doenças que podem afetar as pessoas por conta desta atividade ilegal.
“A carne clandestina traz sérios riscos à saúde de quem a consome tendo em vista que não existe nenhum tipo de fiscalização quanto a este produto”, disse o administrador do MAFRIRB, o Sr. Mauro Brito. Já o prefeito Ricardinho fez questão de destacar sobre a grande incidência de casos de câncer que são registrados em Livramento. Segundo o prefeito, o consumo da carne derivada do abate clandestino pode ser uma das causas, pois em se tratando de uma atividade ilegal não existe nenhuma inspeção sanitária e animais doentes podem ser abatidos e depois sua carne consumida pela população.
O custo e as dificuldades para que o gado possa ser enviado até o frigorífico foi a reivindicação dos açougueiros presentes na reunião. Após uma longa discussão ficou acordado que haverá uma divisão de custos e que já na próxima semana os animais serão enviados para o Matadouro e Frigorífico de Brumado, (MAFRIRB). A administração municipal, se valendo da oportunidade relatou sobre a reunião que teve com os açougueiros, quando apresentou para os mesmos o projeto no qual será possível fazer com que todos possam vender seu produto no interior do Mercado Municipal. Fonte Livramento Manchete