Com um tema muito atrativo para os tempos de crise financeira que atinge todo o país, a palestra “Os Segredos de um gerenciamento bem sucedido frente a um cenário de mudanças” foi sucesso de público em Livramento de Nossa Senhora.
O evento foi uma iniciativa do SEBRAE em parceria com a UNOPAR e a CDL de Livramento. O Centro Diocesano ficou lotado para a palestra da jornalista Salette Lemos que proferiu a palestra: Segredos de um gerenciamento bem sucedido frente a um cenário de mudanças, após uma turnê pela região com público extraordinário nas cidades de Caetité e Caculé, e não diferente em Livramento.
Especializada em economia pela Fundação Getúlio Vargas e com vasta experiência de apresentadora e comunicadora de rádio e televisão, Salette Lemos utilizou toda a sua eloquência e vibração, explicando em linguagem acessível temas básicos como o cenário da economia e da política brasileira, traçando o quadro atual e suas perspectivas, fez o público recordar outras crises já enfrentadas pelo país e chamou a atenção para as mudanças necessárias para superar o momento.
De forma descontraída a jornalista desafiou os participantes a interagirem levantando reflexões sobre a importância do momento para o crescimento pessoal e profissional dos empresários. Salette afirma que sem crise não há desafios, e sem desafios a vida é chata. Para ela, “se nós não fizermos uma análise rigorosa, sincera e despretensiosa do momento que nós estamos atravessando, nós não vamos melhorar como profissionais, como pessoas, como cidadãos, como gestores e como administradores das nossas vidas”
De acordo com a jornalista, esse cenário pelo qual o Brasil passa começou em 2011 e seguiu agravando-se. Na visão de Salete Lemos o que o Brasil enfrenta hoje é nada mais que um desdobramento da crise financeira mundial iniciada em 2008.
“O Brasil aconteceu. A crise faz pensar e colocar em movimento. E naquele momento, o país esqueceu a crise e se voltou para o mercado interno; foi atrás de crédito”, pontuou Salete Lemos ao afirmar que em meio à crise mundial de 2008 o Brasil teve a oportunidade de se diferenciar economicamente diante os demais países, tanto que entre os anos de 2008 e 2010 o Brasil ganhou mais de 40 milhões de consumidores e viu uma nova ascensão da Classe C.
Segundo Salete Lemos, foi com esse ganho de mais de 40 milhões de novos consumidores do Brasil que levou o mercado internacional a voltar seus olhos para o país, contudo, o governo federal não soube economizar. “O principal fator que emperra o crescimento econômico é o descontrole das contas. Erramos no momento em que faturamos muito e investimos em nada”.
A Coordenadora da UNOPAR de Livramento, Cristiane Cordeiro avalia o evento de forma positiva, e considera a abordagem feita por Salette essencial para que os empresários possam compreender que o momento de crise não deve ser visto com uma adversidade e sim com um desafio, gerador oportunidades: “O momento é propício para refletirmos criticamente, reavaliarmos as nossas atitudes, valores, reestabelecer nossos conceitos, mudarmos nosso comportamento e nos adequarmos a esta nova realidade”.