Ao encerrar seu mandato como juiz efetivo e presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), durante solenidade realizada no dia 10 de Março, o Desembargador Lourival Almeida Trindade – ilustre filho da comunidade de Barra, município de Érico Cardoso -, foi condecorado com a “Medalha do Mérito Eleitoral da Bahia com Palma”.
Esta homenagem é concedida àqueles que tenham contribuído, destacadamente, para o engrandecimento, eficiência e respeito da Justiça Eleitoral do estado e do país. Considerado um autêntico líder, democrata nato, cioso de suas responsabilidades e, acima de tudo, um homem de princípios, que age e atua de acordo com a consciência, Drº Lourival tem relevantes serviços prestados na área jurídica à sociedade baiana.
Na solenidade para entrega do cargo de presidente, ele encontrou o momento oportuno para agradecer esta imensa acolhida nos dois anos que esteve à frente do TRE-BA. “Tive o raro privilégio de conviver com colegas paradigmáticos, que souberam, magistralmente, dar ao efêmero dos meus dias aqui vividos a densidade do eterno”, destacou.
Estiveram presentes na solenidade várias autoridades, entre elas: a Desembargadora Maria da Purificação da Silva, representando o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia; os ex-juízes João de Melo Cruz Filho e Wanderley Gomes; e o Procurador Regional Eleitoral, Ruy Nestor Bastos Mello.
O Procurador Regional Eleitoral, Ruy Nestor Bastos Mello, por exemplo, em seu pronunciamento frisou sobre o sentimento de saudade antecipada que já lhe acorria, antes mesmo da solenidade. “Senti uma tristeza por saber que não teríamos mais a sua honrosa companhia nesta Corte, presidindo as sessões, presidindo o Tribunal Regional Eleitoral”.
E completou: “Mas além destes sentimentos mais tristonhos, também há uma percepção de gratidão por ter convivido, por ter aprendido bastante sobre Direito, sobre cultura em geral e sobre a vida. O Desembargador é sem qualquer dúvida, uma enciclopédia viva do conhecimento humano”.
E fez questão de relembrar um pouco da trajetória do Desembargador Lourival à frente do TRE-BA. “Posso afiançar como foi gratificante e enriquecedor, para mim, trabalhar ao lado dele. Isso porque, além dos valorosos predicados culturais de todos nós conhecidos, da sua “rutilante” sabedoria jurídica, o que mais me admira é a sua integridade e caráter retilíneo”.
E deu exemplo: “Ele exerceu uma função tão prestigiada e importante para a sociedade baiana, especialmente pelas eleições de 2014, e manteve sereno o mesmo caráter, simplicidade e dignidade de outrora. O poder não lhe afetou nem lhe modificou”.
Vida Simples
Um homem de vida simples, ainda na adolescência Dr. Lourival mostrava seu gosto pela leitura. E foi assim que trocou as laranjas e as mangas por literatura de cordel. E graças a este esforço conseguiu ingressar no curso de Direito da Universidade Federal da Bahia.
Durante a solenidade, o Juiz Carlos d’Ávila, membro da TRE-BA, também comentou sobre a vida do Desembargador Lourival. “De família humilde, Lourival não dispunha de recursos financeiros e fez sua graduação morando em uma república de estudantes”. Também ressaltou a postura combativa na década de 70, tempos de ditadura militar. “Na ocasião, Lourival era advogado e se notabilizou pela defesa de sindicatos de trabalhadores rurais”.
O Desembargador Lourival Teixeira ainda foi saudado pelos advogados, representado por Tiago Ayres. Com a saída do Desembargador Lourival Almeida, caberá ao Tribunal de Justiça (TJ-BA), em eleição interna, eleger o próximo desembargador a ocupar a vaga de juiz na Corte Eleitoral. Enquanto isso, quem assume interinamente o cargo de Presidente do TRE baiano é o Desembargador Mário Alberto Hirs, que exercia o cargo de vice.