O Ministério da Saúde por meio do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica – PMAQ-AB promove anualmente a avaliação de todas as Unidades de Saúde da Família do país com o objetivo de incentivar os gestores e as equipes a melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos brasileiros.
O Governo Municipal de Dom Basílio recebeu a boa notícia: nota máxima para as unidades de saúde. O prefeito Roberval Meira salienta que a nota “reflete os esforços para a melhoria do acesso e do atendimento dos serviços de saúde”.
A certificação eleva o repasse de recursos do incentivo federal para o município que obteve a melhoria no padrão de qualidade no atendimento. As unidades passam a receber o incentivo máximo por equipe. Na Bahia, apenas 20 unidades baianas obtiveram o conceito ótimo, e 3 são de Dom Basílio. Na região sudoeste é o único município que obteve essa classificação.
O secretário municipal de Saúde, Valmor Félix, comemora a certificação e lembra que a busca para a melhor estruturação dos serviços de saúde requer a colaboração de toda a equipe. “O empenho dos profissionais é a mola mestra que sustenta este processo”, frisou.