A partir de 1º de dezembro, na Bahia, as placas padrão do Mercosul estarão estampadas nos carros zero quilômetro, transferidos de propriedade, de jurisdição e de município, além de alteração de categoria e troca de placas danificadas. A informação é do coordenador do Setor de Placas do Detran-Bahia, Matheus Garrido Gonçalves Braga que anuncia ser o novo modelo já utilizado na Argentina e no Uruguai e que acaba de entrar em operação no Rio de Janeiro.
“A troca pela placa de novo padrão – que tem quatro letras e três números – será feita gradativamente. Todavia, o proprietário de veículo que desejar trocar a antiga pelo modelo Mercosul, também poderá fazer a mudança normalmente”, antecipa Matheus Braga. Semelhante à utilizada na União Europeia, a placa modelo padrão do Mercosul terá fundo branco e faixa superior azul, onde do lado esquerdo estará a bandeira do Mercosul, no centro o país de origem e, do lado direito, a bandeira do país de origem.
As quatro letras e os três números estarão dispostos de forma aleatória (com o último caractere sendo sempre numérico para não interferir nos rodízios municipais). Contudo, a combinação continuará em alto relevo e será refletiva. Matheus Braga anuncia, ainda, que uma portaria estadual será divulgada até outubro próximo para adequar a Resolução 733 de 10 de maio de 2018, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) “que inclui as regras de credenciamento de empresas estampadoras de placas de identificação veicular”. Essas empresas estampadoras terão que se cadastrar no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que dará um ‘credenciamento provisório’. Este documento será chancelado – através de fiscalização – pelos Detrans dos estados.