Um estudo realizado no Reino Unido revelou que, assim como existe a covid longa, há também os “resfriados longos”, capazes de gerar sintomas que persistem após a infecção inicial.
Entre os sintomas mais comuns dos resfriados duradouros estão tosse, dores de estômago e diarreia.
As descobertas foram feitas a partir de questionários preenchidos por 10.171 adultos.
Para entender, no entanto, quem corre maior risco, quão fortes podem ser os sintomas e o que pode ser feito a respeito, são necessários estudos mais aprofundados, dizem os especialistas.
A ideia de que um vírus respiratório — ou mesmo qualquer outra infecção viral — possa causar doenças mais duradouras não é nova, mas a recente pandemia de covid-19 renovou atenção sobre o fenômeno.
Os pesquisadores responsáveis por este novo estudo dizem que os resultados validam a experiência dos pacientes.
“As pessoas podem se sentir realmente exaustas após um vírus. Não é algo da imaginação delas, é algo reconhecido”, disse à BBC Adrian Martineau, pesquisador da Universidade Queen Mary de Londres.
Sintomas
O estudo, publicado na revista digital de medicina clínica The Lancet, pediu que as pessoas informassem quaisquer doenças respiratórias e outros sintomas que tivessem tido nos primeiros dois meses de 2021, quando a pandemia de covid entrava em seu segundo ano, e a campanha de vacinação já havia começado.
Todos os participantes estavam prestes a receber a vacina contra a covid-19.