Pesquisadores do Instituto de Psiquiatria, Psicologia e Neurociência do King’s College de Londres descobriram que treinar o cérebro por meio de jogos online é benéfico para os mais velhos. A partir de uma pesquisa com quase 7 mil pessoas de 50 anos ou mais, durante seis meses, os profissionais concluíram que exercícios mentais mantiveram as mentes dos participantes mais ativa, o que ajudou em tarefas diárias, segundo o G1.
Em parceria com o King’s College e o programa de TV da BBC Bang Goes the Theory, o estudo recrutou voluntários pela BBC, pela Alzheimer’s Society e pelo Medical Research Council (Conselho de Pesquisas Médicas) da Grã-Bretanha. Durante a seleção, nenhum dos participantes apresentou indícios de problemas de memória ou cognição. Enquanto alguns voluntários utilizavam jogos de treinamento cerebral tantas vezes quantas quisessem, outros apenas faziam buscas simples na internet.
“(Jogos para) treinamento do cérebro na internet estão se tornando uma indústria milionária e estudos como esse são vitais para que possamos compreender o que games desse tipo podem – e não podem fazer”, afirmou Doug Brown, porta-voz da Alzheimer’s Society, em artigo publicado na revista científica Journal of Post-acute and Long Term Care Medicine. Um experimento maior será iniciado.