Pesquisa feita pelo Instituto FSB, a pedido do banco BTG Pactual, divulgada nesta segunda-feira (1º), mostra o candidato do PSL à Presidência da República, Jair Bolsonaro, na liderança com 31% das intenções de votos. Em segundo lugar aparece o petista Fernando Haddad com 24%. Geraldo Alckmin (PSDB) ocupa o terceiro lugar com 11%. Ciro Gomes (PDT) caiu para o quarto lugar e tem 9%.
O levantamento traçou também cenários para o segundo turno. Nas estimativas feitas pelo FSB, o candidato Jair Bolsonaro ganharia no segundo turno de Marina Silva (Rede) e de Haddad (PT). Mas perderia de Ciro Gomes (PDT) e de Geraldo Alckmin (PSDB).
Em um dos cenários, Ciro Gomes (PDT) teria 45% e Jair Bolsonaro (PSL) 41%. Branco/nulo/nenhum: 12%; Não sabe/não respondeu: 2%. Já em outra estimativa, Geraldo Alckmin (PSDB) somaria 42% e Jair Bolsonaro (PSL) 41%. Branco/nulo/nenhum: 11%. Não sabe/não respondeu: 6%.
Em outra simulação Jair Bolsonaro (PSL) venceria com 43%, contra Fernando Haddad (PT), que somaria 42%. Branco/nulo/nenhum: 10%; Não sabe/não respondeu: 5%. Em outro possível cenário, Bolsonaro (PSL) chegaria a 44% e Marina Silva (Rede) teria 39%. Branco/nulo/nenhum: 15%. Não sabe/não respondeu: 5%.
O levantamento foi realizado nos dias 29 e 30 de setembro de 2018. A empresa entrevistou 2 mil eleitores por telefone nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2% e o intervalo de confiança é de 95%. O registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é BR-05879/2018.