PF deflagra operação, e ex-vereadora do sudoeste da BA é suspeita de desviar recursos da educação

0

Uma operação realizada pela Polícia Federal na manhã desta terça-feira (5), visa combater crimes de desvio de recursos públicos destinados à área da educação. Os mandados foram cumprindo nas cidades de Jequié e Jaguaquara, que ficam no sudoeste da Bahia. A capital baiana também foi alvo das investigações.

Para esta operação, cerca de cinquenta e oito policiais federais e seis auditores da Controladoria Geral da União foram designados para cumprirem 23 mandados de condução coercitiva, 18 de busca e apreensão e cinco mandados de medidas cautelares nos três municípios.

De acordo com PF,  os alvos desta operação é a ex-vereadora de Jequié, que segundo informações da polícia, ela desviou recursos por meio de um suposto fornecimento de funcionários terceirizados fantasmas.

Além da parlamentar, funcionários que atuavam na Secretaria de Educação do Município,  entre els dois sobrinhos da vereadora estão envolvidos no esquema de desvio de verbas.

 Segundo relatório da PF,  a mesma vereadora pagou salário a, pelo menos, 35 funcionários que nunca estiveram nas escolas, ou seja funcionários “laranjas”.

O levantamento feito durante as investigações, a empresa terceirizada recebeu do município de Jequié, entre 2013 e 2017, cerca de R$ 63 milhões. Deste total, R$ 7 milhões correspondente a recursos federais da área de educação.

Os envolvidos responderão pelos crimes de fraude à licitação, associação criminosa e falsidade ideológica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui