O prazo para os empregadores domésticos realizarem o pagamento do Documento de Arrecadação do eSocial (DAE) referente a competência do mês de agosto termina nesta terça–feira (6), segundo a Receita Federal. Documentos gerados a partir dessa data serão calculados com multa, acrescentou o órgão. Segundo dados do eSocial, até às 15h30 de ontem (5), haviam sido emitidas 995.260 guias relativas à folha de pagamento de agosto de 2016.
O Fisco lembro que o vencimento é sempre no dia 7 de cada mês, mas explicou que, como neste mês de setembro a data é um feriado (Dia da Independência), o pagamento precisa ser antecipado em função do expediente bancário. O documento de arrecadação, que reúne em uma única guia as contribuições fiscais, trabalhistas e previdenciárias que devem ser recolhidas pelos empregadores referentes aos trabalhadores domésticos, tem código de barras e o pagamento pode ser realizado em qualquer agência ou canais eletrônicos disponíveis pela rede bancária.
Para a emissão da guia unificada, o empregador deve acessar a página do eSocial na internet. Além do pagamento em guichê de caixa bancário, também podem ser utilizadas lotéricas, internet banking e canais eletrônicos de autoatendimento. Fonte G1