Quem mora na região da Lagoa da Escola sabia da dificuldade para obter água. Uma realidade vivida por muitas regiões do semiárido. Tarefas simples do dia-a-dia da maioria das donas de casas, na localidade, eram um sonho. Abrir a torneira e ver água caindo sempre foi um desejo.
Essa difícil condição começou a mudar, graças aos esforços do Governo Municipal de Dom Basílio, como explica o prefeito Roberval Meira, que tem buscado parcerias para garantir esse direito da população. “Era o grande desejo da comunidade, chegar água aos lares e a gente sabe da necessidade da dona de casa, do pai, do filho. É um sonho se tornando realidade”, frisou o prefeito ao falar sobre a inclusão da localidade pelo SAAE.
Na comunidade, os moradores também comemoram outras conquistas. Uma delas é a construção de um pontilhão que está em fase final. A obra vai melhorar o acesso ao local. Nos postes foram instalados braços de iluminação pública e após solicitações da Prefeitura, a Coelba ampliou a rede de energia elétrica fazendo chegar luz a Lagoa da Escola. Já a recuperação de estradas vai começar nos próximos dias.
Sr. João Almeida Silva resume o sentimento da população local. “Coisa boa que nunca tinha acontecido aqui. O pessoal gostou muito”. Em sua rotina de acompanhamento das obras, o prefeito contou com a presença do vereador Gonçalo em outra frente de serviço. Na Fazendinha, homens e máquinas cedidas pela prefeitura trabalham na limpeza da aguada na propriedade da família de sr. Aguinaldo Dias da Silva, conhecido como seu Preto do Jurema. São serviços executados na aguada de número 60. Outras 340 estão cadastradas pela prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura e Comércio. Elas também receberão os mesmos serviços, para que o homem do campo tenha melhores condições de enfrentar as dificuldades impostas pela seca. Seu Preto agradece. “A gente estava passando muita dificuldade. É bom demais ver essas máquinas aqui”.