A falta d’água, problema crônico que há décadas vem se agigantando em todo o perímetro do município de Dom Basílio e tanto maltrata as comunidades, agora terá essa triste realidade modificada. O prefeito Roberval de Cássia Meira,determinou o início das obras da adutora, uma conquista suada, que exigiu muita determinação, parcerias e prestígio político. A obra era aguardada pela maioria absoluta da população.
O município está entre os mais castigados pela estiagem na Bahia, tendo no ano passado experimentado o ápice do desabastecimento, o que obrigou a prefeitura a atuar de forma incisiva, com ações paliativas, mesmo assim, centenas de moradores chegaram a comprar água de carro pipa.
Essa triste realidade começou a mudar graças aos esforços quase que obcecados do prefeito, que desde que assumiu há um ano, declarou guerra à escassez, passando a perseguir diariamente esse objetivo, realizando estudos, cobrando parcerias, realizando viagens constantes, batendo na porta de órgãos do governo, para que Dom Basílio recebesse o alento que necessita e merece.
Finalmente, após a conquista dos materiais e recursos adquiridos através de parceria, as obras da adutora, que pode resolver o problema da falta de água na cidade, foram iniciadas para alegria geral. De acordo com informações, a prefeitura em conjunto com o Ministério da Integração Nacional, autorizaram a realização das obras que estão sendo executadas pelo SAAE, com previsão de término para o próximo mês de abril.
O prefeito Roberval Meira comemora a conquista reafirmando que a ideia é concluir os trabalhos o mais breve possível. “Queremos concluir tudo até abril”, disse. Segundo Roberval, durante os últimos meses a cidade ficou abastecida apenas por carros pipa. “Ou era o Exército ou era o serviço local que levava os carros pipa até as casas”.
A adutora de Dom Basílio levará água do perímetro irrigado de Livramento para Dom Basílio, uma obra orçada em mais de R$ 2 milhões, conquistada pelo prefeito Roberval Meira, através de emenda parlamentar do Deputado Federal Zé Rocha, que vem se esforçando para resolver o problema da falta de água no Município.
Mesmo tendo transformado a cara da cidade, realizando obras importantes na sede e em várias localidades da área rural, o gestor tinha consciência de que a cobrança maior era a falta d’água. A prefeitura empenhou-se ao máximo para conseguir realizar o sonho da população da sede e demais localidades. A comunidade dombasiliense sente-se aliviada com a perspectiva da solução que levará conforto a milhares de famílias. Eco