A atual administração municipal de Ibipitanga, que desde o seu primeiro dia sinalizava para uma união de forças em prol do desenvolvimento continuado, tem demonstrado na prática que o interesse da população está acima de qualquer divergência ou convicção político/partidária. O prefeito sempre pautou sua conduta, tendo como objetivo o diálogo entre os poderes constituídos, o respeito mútuo e projetos eficazes para a melhoria das condições de vida do povo, conseguiu ontem (13) mais uma vitória. Reuniu todos os vereadores de Ibipitanga para juntos reivindicarem importante obra que irá marcar uma nova etapa no abastecimento de água, que é um dos maiores dilemas na atualidade devido à precariedade dos serviços prestados.
O prefeito Edy Pan, juntamente com o vice-prefeito Lenilson Miranda, o Secretário de Administração Maurício Mendes (Baita), acompanhados de dez dos onze vereadores, visitaram a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Hídrico, reunião que havia sido articulada e foi acompanhada pelos Deputados Sérgio Brito (federal) e Nelson Leal (estadual). Na audiência, entregaram diretamente ao Secretário Cássio Peixoto, o pedido de um projeto para construção do Centro de capitação de água ETA (Estação de Tratamento de Água), exclusiva para Ibipitanga), que visa suprir as crescentes deficiências e urgente necessidade de melhoria no abastecimento do município.
Segundo o prefeito, a busca desses recursos é muito importante para o desenvolvimento do município, e só com a força e união de todos, será possível alcançar sucesso nessa reivindicação. A nova Estação de Tratamento de Água (ETA), que deverá ser construída na Sede do Município, foi solicitada em regime de urgência, recebendo o apoio dos deputados que reforçaram o pedido. O Secretário, compreendendo a gravidade da situação e percebendo o empenho de todos ali presentes em resolver essa situação, declarou que enviará uma equipe para uma visita técnica e fará o que for necessário para atender o pedido do gestor, compartilhado por todas as demais autoridades.
O prefeito Edilson (Edy Pan), lembrou que com a nova ETA a realidade de abastecimento do município será mudada, resolvendo um problema histórico. A iniciativa que deve ser viabilizada por meio de um convênio, tem capacidade de tratamento que atende a demanda atual do município e, conforme as previsões de crescimento de Ibipitanga, deverá suprir as necessidades da cidade por muitos anos. A estação terá potencial para tratar água de diferentes fontes, para que a população tenha a certeza da qualidade da água que chega as torneiras.
O QUE SÃO AS ETA’s – Estações de Tratamento de Água:
As Estações de Tratamento de Água (ETA’s) têm a finalidade de transformar a água denominada bruta (sem tratamento e imprópria ao consumo humano) em água denominada potável (tratada e adequada ao consumo humano). Nesse processo, a qualidade da água do manancial abastecedor exerce influência direta no tipo de tratamento a ser adotado pelas ETA’s, a fim de que a mesma, ao final do processo, esteja dentro dos padrões de potabilidade adequados ao consumo humano, conforme legislação específica.
NOVA AMBULÂNCIA
A viagem da comitiva de Ibipitanga à Salvador foi de fato, muito proveitosa, a maior parte do tempo na capital, os representantes de Ibipitanga passaram no Centro Administrativo da Bahia, onde visitaram diversos órgãos, gabinetes, estiveram com autoridades e foram presenteados com uma ambulância Zero Quilometro, entregue pelo Governador Rui Costa, através de uma emenda parlamentar do deputado Luiz Caetano que concedeu o benefício atendendo ao pedido do vice-prefeito Lenilson Miranda. O Prefeito e comitiva articularam ainda outros projetos e parcerias que dentro em breve estarão chegando para o povo de Ibipitanga.Eco