- Reconhecido como um fato inédito na história do município de Rio de Contas, a prefeitura municipal prestou contas do tradicional carnaval que este ano arrastou uma multidão de visitantes para a cidade. A Secretaria Municipal de Administração foi a responsável por apresentar os números do evento na Câmara Municipal, que atualmente tem sido considerado o que mais gera divisas na cidade.A ação do prefeito Cristiano Azevedo foi muito elogiada, afinal, na prestação de contas os presentes puderam entender como são feitas as Parcerias Público Privadas (PPP) e como foi a organização da festa.
O secretário de Administração, Átila Ladeia, aproveitou o momento para parabenizar a iniciativa dos vereadores em convocar uma prestação de contas referente ao carnaval 2018, mas indagou o motivo de não terem feito o mesmo nos últimos oito anos. Ao ser questionado pelo Vereador Valgleber Mafra (PR) sobre a possibilidade do carnaval ter sido vendido para empresários, o secretário justificou que trata-se de uma inverdade, tendo em vista que foi montada na praça da cidade uma estrutura moderna para dar maior conforto e qualidade aos festejos das crianças e dos idosos riocontenses.
“O carnaval era vendido na gestão passada, quando se fechava a Praça para fazer festa particular com empresários de Vitória da Conquista, e nesta época a câmara nunca questionava isso”, reforçou.Neste ano a festa contou com blocos, marchinhas, mega shows com atrações de renome, entre outras diversões. “O carnaval foi um sucesso absoluto, com recorde de público. Esse foi um espetáculo onde os protagonistas foram os próprios foliões”, lembrou o Secretário de Administração Átila Ladeia. E aproveitou para frisar que a meta da atual gestão é transparência desde que o prefeito Cristiano Azevedo assumiu o município em janeiro de 2017. “Os tributos do município que eram cobrados no prédio da prefeitura e em talões manuscritos, passaram a ser pagos através de boletos, pagos diretamente em agências da Caixa econômica Federal, visando maior transparência para o munícipe”, deu exemplo.
E finalizou solicitando aos vereadores que se unissem e solicitassem a prestação de contas das comissões dos carnavais dos últimos cinco anos, “para que avaliem se o carnaval que hoje conta com cinco dias tem sido muito mais barato ou mais caro que os carnavais organizados pela antiga gestão e que contava com apenas quatro dias de festa”. “Talvez o sucesso do maior carnaval de todos os tempos em Rio de Contas esteja incomodando àqueles que nunca tiveram coragem de questionar os desmandos da gestão passada”, disse o secretário de Administração, Átila Ladeia.