Rio de Contas recebe projeto sobre construção tradicional e sua ligação com bioconstrução

0

O projeto ‘Refazeres’, de pesquisa sobre a construção tradicional em Rio de Contas, município da Chapada Diamantina, e suas relações com a permacultura, e mais especificamente, com a bioconstrução, exibiu o seu terceiro documentário, chamado ‘Raiz da Madeira’, ontem (24), na Rua da Panelada. O vídeo fala de um encontro entre as artes da madeira com a permacultura em Rio de Contas.

O documentário propõe diálogos entre a tradição construtiva local com as experiências em bioconstrução presentes na cidade a partir do elemento madeira. O vídeo traz o carpinteiro Jaime da Silva Neves, mais conhecido como Pezão, numa troca de histórias e técnicas com as permacultoras Catarina Camargo e Maura Pezzato.

Entre o cotidiano como carpinteiro e caminhadas pela cidade, Pezão constrói um universo de memórias sobre as matas que forneciam matéria-prima para construções seculares de Rio de Contas, além das técnicas e formas de manusear essas madeiras nas praças, canteiros de obras e nas marcenarias. Nas pesquisas e no contato com os mestres locais, Catarina e Maura identificam dezenas de espécies nativas que foram utilizadas amplamente nas edificações da cidade e preparam um plantio agroflorestal.

A exibição do documentário é uma forma de partilhar com a vizinhança dos mestres artífices um pouco dos seus saberes e fazeres. Desde 2015, quando o projeto iniciou, são realizadas vivências, programas de rádio, vídeos e exibições desses vídeos em escolas, espaços culturais mas principalmente, nas ruas da cidade.

Este projeto foi contemplado pelo Edital N. 24/2013, Apoio a Grupos e Coletivos Culturais 2014 e tem o apoio financeiro do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Secretaria da Cultura, Governo do Estado da Bahia. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui