O período de festas de final de ano reserva um grande desafio para quem deseja manter uma dieta saudável e com poucas calorias. Com a correria que antecede o Natal e o Ano Novo, mesmo quem planejou uma ceia mais integral e orgânica acaba tendo que se render àquilo que tem à mão, partindo para o mais tradicional.
Geralmente, isso significa excesso de carnes, gorduras ricamente distribuídas em deliciosos panetones, pães e doces e, é claro, a tentação dos licores, vinhos e espumantes. E, mesmo quando a gente consegue planejar em nossa própria casa um cardápio mais naturalista, visitar amigos e parentes muitas vezes nos obriga a saborear muita coisa no impulso de agradar o anfitrião.
Se os quilinhos a mais na balança dão notícia dos excessos que cometemos na hora da ceia, o aspecto mais pernicioso não aparece exatamente na balança, mas, sim, nos sintomas de mal estar, indisposição, dores de cabeça, gases e mau funcionamento do intestino – queixas que são comuns quando passa o período das confraternizações.
Saiba que não vale a pena investir apenas em manter o peso ideal: o mais importante é permitir que seu organismo possa trabalhar no sentido de desintoxicar-se de tudo aquilo que fez mal. Comer demais não é bom – acarreta esforço a todos os órgãos envolvidos na digestão. Daí a importância de cuidar da energia vital, e fazemos isso corrigindo o trabalho desses órgãos com uma dieta purificadora.
Para isso, especialistas recomendam primeiramente tomar pelo menos dois litros de água todos os dias, e incluir pelo menos meia hora de exercícios físicos todos os dias. Os resultados são excelentes!
Já em relação a dieta, aconselha-se não comer alimentos gordurosos como queijos, embutidos ou frituras, e nem doces. Também é importante evitar carnes de qualquer tipo, escolher alimentos leves, de fácil digestão, e cortar totalmente o álcool.
Também vale a pena ingerir alguns tipos de sucos considerados desintoxicantes, que devem ser tomados pela manhã, em jejum, antes do café. Como resultado, o intestino fica superregulado, o fígado trabalha leve, e a barriga fica sequinha !
Sugestões de sucos para desjejum
1. Bata no liquidificador um talo grande de salsão, o suco de um limão e um copo de água. Beba sem coar.
2. Bata no liquidificador meia beterraba pequena com quatro morangos e um copo de água. Beba sem coar.
3. Tome um copo de chá de erva cidreira com suco de um limão.
4. Bata no liquidificador duas folhas de couve fresca, e adicione uma colher de mel. Coe antes de tomar.
5. Bata no liquidificador um talo grande de salsão, um pedaço de gengibre fresco e uma colher de mel. Tome sem coar.