Produtores rurais de Brumado estão preocupados com a seca que tem castigado a região e já deixado muitos rebanhos sem pasto para alimentação. Esta situação tem refletido diretamente na produção do leite.
Em entrevista ao site Brumado Notícias, Antônio Leite, presidente da associação dos pequenos produtores de leite, declarou que a produção do alimento vem caindo gradativamente nos últimos meses e se agravou ainda mais a partir da segunda quinzena de abril.
A usina de beneficiamento, que chegou a produzir 4.500 l por dia, está operando agora em média com 3.500 l por dia. Segundo o presidente, houve uma baixa ainda maior na última semana, quando foi registrada a produção de apenas 2.700 l por dia e a usina fechou a semana com a produção média de 3.200 l/dia. Além da pastagem seca, os produtores de leite se queixam da alta no preço da ração do gado.
“Sem o alimento natural, vem a baixa produção e, com a ração mais cara, o consumidor final passar a pagar mais caro pelo próprio leite e seus derivados”, explicou o presidente da associação. O processo tem levado a inflação dos derivados e alguns produtos já ficaram mais caros no comércio local, como iogurte e queijo.