Cerca de seis mil policiais militares vão trabalhar no reforço da segurança para a realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) este ano, na Bahia. Em todo o estado, há 664.698 inscritos para esta edição do exame, que será aplicada em 168 municípios, nos dia 5 e 6 de novembro, de acordo com o Inep, órgão do Ministério da Educação (MEC) responsável pela prova.
“Já estamos com o plano de operações para todo o estado concluído. A PM tem uma expertise em grandes eventos e é possível dizer que as eleições e o Enem são eventos muito parecidos, com o mesmo modus operandi, seja de escolta de malotes ou escolta de urnas”, explicou o tenente coronel Ubirajara, subcoordenador de operações da PM, durante a reunião de planejamento de logística segurança da aplicação do Enem no Nordeste, nesta terça-feira (23), no Hotel Mercure Rio Vermelho.
Mas, além do efetivo diretamente mobilizado para a prova, toda a corporação estará indiretamente envolvida, segundo Ubirajara. “Existe todo um aparato da Polícia Militar em rondas, supervisão de oficiais, inclusive do nosso comando de operações da PM engajado diretamente”, explica.
Promovida pelo Inep, a reunião reuniu representantes do próprio órgão de educação, de representantes do consórcio aplicador do Enem, dos Correios, da Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Defesa, das Secretarias da Segurança Pública dos estados nordestinos e de membros das Polícias Militar, Federal e Rodoviária Federal.
“Essa reunião é técnica, porque o Enem é um grande desafio. É uma política importante e uma política que não é de governo, é de estado, por isso tem uma série de ações em curso para regular a aplicação. Uma delas é para regular a segurança, porque não é algo isolado. A segurança precisa estar integrada às outras atividades do exame”, diz a diretora de gestão e planejamento do Inep, Eunice Santos.
Entre as novidades para a prova deste ano, já anunciadas pelo MEC, estão a identificação digital dos candidatos e o uso de detector de metais nos banheiros dos locais de prova. Segundo Eunice, a identificação será feita com todos os participantes. “Ela ser feita sem tumultuar o processo do candidato, vai ser muito tranquilo. Vai ser quando a pessoa já esta em sala. No momento de assinar a lista de presença, também vai ser feita a coleta da digital”.
Já o uso de detectores de metais nos banheiros já era uma prática adotada antes, mas por amostragem. Agora, serão em todos os locais de prova, em todos os banheiros.Fonte Correio 24 horas