Após uma série de problemas atribuídos a falha de comunicação, o governo do presidente Michel Temer traça uma estratégia nesta área. O objetivo é diminuir a rejeição de parte da população e tentar convencer os brasileiros sobre a necessidade de alguns sacrifícios para viabilizar a retomada da economia, considerada fundamental para o sucesso de seu governo.
Na próxima semana, por exemplo, o Planalto deve definir o formato de propaganda institucional que será feito em relação aos dois projetos prioritários do governo: a PEC do teto dos gastos e a reforma da Previdência. Segundo uma fonte do Planalto, é fundamental que a população entenda as razões das medidas que o governo está adotando.
Reuniões com agências de publicidades foram feitas nesta semana com a equipe de comunicação do Planalto para discutir o assunto. A medida faz parte de uma série de alterações na comunicação do governo após uma sucessão de erros nesta área, como declarações desencontradas ou mal explicadas por ministros. Um dos casos mais recentes foi em relação ao aumento da jornada de trabalho de oito para 12 horas.
Na quarta-feira, 14, Temer usou um evento de medidas da Saúde e, em um duro discurso, afirmou que o governo não era “idiota” para retirar direito dos trabalhadores. (Estadão)