Integrante do grupo dos oito deputados federais mais próximos ao presidente interino Michel Temer (PMDB), conhecido como o “G8 da Câmara”, Benito Gama (PTB) foi escalado pelo peemedebista para cuidar das negociações voltadas à ocupação dos cerca de 50 cargos federais mais cobiçados na Bahia, segundo a coluna Satélite do Correio.
A cota inclui comando de institutos como Ibama, Incra, Iphan, INSS, órgãos e ministérios com representação no estado. Serão privilegiados os 15 parlamentares que votaram a favor do impeachment.
Entre as joias da coroa, está a presidência da Companhia de Docas do Estado da Bahia (Codeba), ocupada atualmente por José Muniz Rebouças, indicado pelo senador Otto Alencar (PSD), contrário à saída da presidente afastada, Dilma Rousseff, e aliado do PT no Congresso e do governador Rui Costa. Durante sete anos, de 1995 a 2002, a Codeba esteve sob comando de Afrísio Vieira Lima, pai dos irmãos Lúcio e Geddel, respectivamente, deputado federal e novo ministro-chefe da Secretaria de Governo.