No contexto de graves problemas de saúde pública causados pelo mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, chikungunya e zika vírus, está previsto para o próximo verão a distribuição do teste rápido Zika NS1 nos postos de saúde.
Desenvolvido pelo laboratório público Bahiafarma, o teste rápido para detectar a doença que se tornou epidemia no país, foi registrado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e tem como função a detecção de anticorpos contra o vírus da zika em qualquer fase.
Segundo o diretor-presidente do laboratório, Ronaldo Dias, a população precisa de um teste que apresente o diagnóstico com rapidez. “O que nós queremos é disponibilizar ferramentas para que sejam identificadas as diferenciações da doença”. explica o gestor.
O secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, confirmou que a previsão de distribuição nos postos de saúde é para dezembro. “Na próxima semana, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, virá à Bahia e deverá assinar a ordem de compra do teste”, disse Vilas-Boas.(Correio)