A votação que decidiu sobre a abertura do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff aconteceu ontem (17) e ganhou repercussão na imprensa internacional. Jornais dos Estados Unidos, América Latina e Europa fizeram reportagens sobre o assunto desde a véspera da votação.
No domingo, o jornal americano ‘Wall Street Journal’ explicou o que é esse processo de afastamento. A publicação afirmou ainda que a possível saída da presidente Dilma seria um teste importante para a democracia no Brasil.
Na Europa, o jornal francês ‘Le Figaro’, em sua edição também de domingo, afirmou que este seria um “dia crucial” para a “grave crise política vivida pelo Brasil nos últimos meses”. A publicação coloca ainda o vice-presidente Michel Temer como uma caricatura de um velho político brasileiro e se apresenta como um homem de diálogo.
Já o jornal argentino ‘La Nación’ chamou o domingo de ‘Dia D’ para o Brasil e analisou a conjuntura sobre o clima de disputa entre os brasileiros que são pró ou contra o processo de impeachment da presidente Dilma. A publicação trouxe ainda uma memória da saída de Fernando Collor de Mello da presidência em 1992. Fonte Correio 24h