Bolsas pesadas podem causar problemas sérios na coluna

0
220

Na correria do dia a dia, é cada vez mais comum usarmos bolsas e malas mais pesadas. Carteira, guarda-chuva, estojo de maquiagem, caderno, casaco, sapato, acessórios de academia, documentos, enfim, um pouco de tudo é capaz de ser encontrado dentro da bolsa de uma mulher.

Apesar de ser prático ter tudo isso próximo à você, o peso extra sobrecarrega o ombro e a coluna, principalmente se for carregado por muito tempo, como no ônibus ou a passeio.

“Esse excesso pode causar problemas como dores no ombro, escoliose e desvios na postura”, explica Marcio Schiefer, Médico do Centro de Cirurgia de Ombro e Cotovelo do Instituto Nacional de Traumato-ortopedia e Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Ombro e Cotovelo.

O problema na coluna pode ser causado pela curvatura das costas quando sentimos a bolsa muito pesada, e com o tempo pode comprimir as vértebras da coluna,desenvolvendo hérnias de disco ou inflamações nas articulações dos ombros, como tendinite ou bursites.

“Não tem um peso certo, o ideal é que não cause dores mesmo carregando por muito tempo”, explica Schiefer..

A escolha do modelo da bolsa também é fundamental. “Existem modelos que distribuem o peso, o mais indicado é mochila, se for mesmo necessário levar muitas coisas”, comenta o médico.

As piores, segundo o expert, são as de um braço só ou as tiracolo, tranversais, que acumulam o peso em só um ombro. ” Este excesso de peso afeta muito além da coluna e ombro, podendo causar problemas no pescoço, braços, quadris e pernas”, finaliza Schiefer. Fonte Uol.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA