O grande contra-mestre Ailton Carlos dos Santos (Besouro), baiano com carreira internacional como capoeirista e ator, está de volta à região para mais uma maratona de trabalho e também de descanso e visita aos pais. Ele é natural de Lençóis, Região da Chapada Diamantina, mas já há 10 anos reside na Bélgica, onde juntamente com o irmão José Carlos Carmo dos Santos realiza trabalhos como professor de capoeira.
“Sempre busco através da capoeira transmitir força, axé e felicidade. Esse é o meu papel como capoeirista”, ressalta, lembrando que a capoeira foi uma luta de libertação, mas que hoje é um esporte que incentiva a disciplina e a ocupação do tempo dos jovens. Durante visita ao 10º Encontro de Capoeira Centro-Sul Baiano e Chapada Diamantina, realizado em Livramento de Nossa Senhora, Besouro, como popularmente é conhecido por conta do filme que foi protagonista, falou um pouco de sua carreira.
Considerado um profissional de sucesso, ele lembra dos tempos em que aprendeu a arte da capoeira, ainda quando criança, nas ruas de Lençóis, cidade onde nasceu e cresceu. “E foi graças a esta arte e ao projeto Associação Corda Bamba, do mestre Cascudo, que hoje sou o que sou. Foi esse projeto que me deu a oportunidade de morar fora do país, que me levou para o cinema, e a oportunidade de conhecer 16 países”, reconhece.
E por falar em cinema, Ailton Carlos é sucesso no mundo graças também ao filme “Ailton Carmo, o Besouro”, que conta a história de um menino que, ao se identificar com o inseto que desafia as leis da física, desafia ele mesmo as leis do preconceito e da opressão, transformando-se num herói. Dirigido por João Daniel Tikhomiroff, Besouro é um filme de aventura, ação, misticismo e paixão, que foi gravado no Recôncavo Baiano e Chapada Diamantina.
“Estamos trabalhando para fazer o Besouro 2, estamos buscando investimentos. E aproveito para ressaltar que meus trabalhos como ator tiveram uma boa aceitação e a prova disso é que atuo também em Londres, França e Bélgica. Em breve será lançado mais um filme, desta vez a comédia francesa Baby City, que foi gravado em Paris e no Brasil”, frisa.
Diante da demanda de trabalhos, hoje Besouro busca se revezar trabalhando oito meses na Bélgica e quatro meses no Brasil. “Quero servir de exemplo, mas para isso, crianças, seja espertas e aprendam tudo que os professores de vocês ensinarem. Se dediquem 100% ao que os professores falam”.
Encontro de Capoeira
O Encontro de Capoeira Centro-Sul Baiano e Chapada Diamantina é um evento tradicional que acontece em Livramento de Nossa Senhora, e reúne capoeiristas (professores e mestres) de várias cidades da região, entre elas, Abaíra, Andaraí, Barreiras, Seabra, Lençóis, Rio de Contas e Macaúbas.
Este ano, o evento contou com a ilustre presença do ator e contra-mestre Ailton Carlos, o Besouro. Nesta 10ª edição que foi realizada nos dias 7 e 8 de novembro, fez parte da programação uma roda de capoeira para alunos e convidados na Praça Zezinho Tanajura, batizado e troca de cordas de 120 capoeiristas.
O professor Antônio Caldas, popular Boda, da Escola de Capoeira, Expressão, Arte e Cultura (CEAC), e diretor do evento, destaca a importância do Encontro de Capoeira. “Que todos os pais possam incentivar seus filhos a prática de um esporte, pois esporte é vida, é saúde, e nada melhor do que a prática da capoeira, pois ela transforma o corpo e a mente”, finaliza Bôda.