Ailton “Besouro” visita Livramento durante o 10º Encontro de Capoeira

0

O grande contra-mestre Ailton Carlos dos Santos (Besouro), baiano com carreira internacional como capoeirista e ator, está de volta à região  para mais uma maratona de trabalho e também de descanso e visita aos pais. Ele é natural  de Lençóis, Região da Chapada Diamantina, mas já há 10 anos reside na Bélgica, onde juntamente com o irmão José Carlos Carmo dos Santos realiza trabalhos como professor de capoeira.

“Sempre busco através da capoeira transmitir força, axé e felicidade. Esse é o meu papel como capoeirista”, ressalta, lembrando que a capoeira foi uma luta de libertação, mas que hoje é um esporte que incentiva a disciplina  e a ocupação do tempo dos jovens. Durante visita ao 10º Encontro  de Capoeira Centro-Sul Baiano e Chapada Diamantina, realizado em Livramento de Nossa Senhora,  Besouro, como popularmente é conhecido por conta do  filme que foi protagonista, falou um pouco de sua carreira.

Considerado um profissional de sucesso, ele lembra dos tempos em que aprendeu a arte da capoeira, ainda quando criança, nas ruas de Lençóis, cidade onde nasceu e cresceu. “E foi graças a esta arte e ao projeto Associação Corda Bamba, do mestre Cascudo, que hoje sou o que sou. Foi esse projeto que me  deu a oportunidade de morar fora do país, que me levou para o cinema, e a oportunidade de conhecer 16 países”, reconhece.

E por falar em cinema, Ailton Carlos é sucesso no mundo graças também ao filme “Ailton Carmo, o Besouro”, que conta a história de um menino que, ao se identificar com o inseto que desafia as leis da física, desafia ele mesmo as leis do preconceito e da opressão, transformando-se num herói. Dirigido por João Daniel Tikhomiroff, Besouro é um filme de aventura, ação, misticismo e paixão, que foi gravado no Recôncavo Baiano e Chapada Diamantina.

“Estamos trabalhando para fazer o Besouro 2, estamos buscando investimentos. E aproveito para ressaltar que meus trabalhos como ator tiveram uma boa aceitação e a prova disso é que atuo também em Londres, França e Bélgica. Em breve será lançado mais  um filme, desta vez a comédia francesa Baby City, que foi gravado em Paris e no Brasil”, frisa.

                Diante da demanda de trabalhos, hoje Besouro busca se revezar trabalhando oito meses na Bélgica e quatro meses no Brasil. “Quero servir de exemplo, mas para isso, crianças, seja espertas e aprendam tudo que os professores de vocês ensinarem. Se dediquem 100% ao que os professores falam”.

Encontro de Capoeira

O Encontro de Capoeira Centro-Sul Baiano e Chapada Diamantina é um evento tradicional que acontece em Livramento de Nossa Senhora, e reúne capoeiristas (professores e mestres) de várias cidades da região, entre elas, Abaíra, Andaraí, Barreiras, Seabra, Lençóis, Rio  de Contas e Macaúbas.

Este ano, o evento contou com a ilustre presença do ator e contra-mestre Ailton Carlos, o Besouro. Nesta 10ª edição que foi realizada nos dias 7 e 8 de novembro, fez parte da programação uma roda de capoeira para alunos e convidados na Praça Zezinho Tanajura, batizado e troca de cordas de 120 capoeiristas.

O professor Antônio Caldas, popular Boda, da Escola de Capoeira, Expressão, Arte e Cultura (CEAC), e diretor do evento, destaca a importância do Encontro de Capoeira. “Que todos os pais possam incentivar seus filhos a prática de um esporte, pois esporte é vida, é saúde, e nada melhor do que a prática da capoeira, pois ela transforma o corpo e a mente”, finaliza Bôda.

There are no photos with those IDs or post 2021 does not have any attached images!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui