Antibióticos podem causar escurecimento dos dentes

0

O sorriso é uma das características pessoais mais marcantes e capaz de transformar a fisionomia. Em tempos de sorrisos cada vez mais alinhados e brilhantes, não faltam conselhos para evitar ou eliminar as manchas ocasionadas pelo consumo de café, refrigerantes, vinho ou cigarro.

O que muita gente não sabe é que a tonalidade dos dentes pode estar em risco não apenas pelos hábitos já citados, mas também pelo uso de antibióticos de amplo espectro.
“As tetraciclinas constituem uma família de antibióticos de largo espectro e grande utilização, que apresentam contraindicações e efeitos adversos de interesse odontológico, como o escurecimento dentário causado pela quelação do cálcio pelos nódulos de tetraciclina”, explica Dr. Rodrigo Queiroz, implantodontista da Clínica Evolute.

De acordo com o especialista, a intensidade do escurecimento depende da idade do paciente e da quantidade de droga administrada. As manchas, de coloração amarelada ou marrom-acinzentada, ocorrem, principalmente, se o medicamento for utilizado durante a época em que os dentes estão em formação. Por isso, o uso da tetraciclina por gestantes, mães que amamentam e crianças abaixo de 09 anos de idade é contraindicado.

Não há um tratamento capaz de curar ou reverter as manchas causadas por tetraciclina. O clareamento dentário é uma opção quando as manchas não são intensas, porém, o resultado não é duradouro.

Na maioria dos casos, no entanto, é possível conseguir resultados surpreendentes com o uso de laminados cerâmicos, capazes de transformar o sorriso, e devolvendo ao paciente um sorriso maiis adequado aos padrões estéticos.Fonte Tribuna da Bahia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui