Depois de ter sido municipalizada desvinculando-se da rede estadual, a Escola Dona Tina passou por limpeza, troca de telhas, ganhou uma nova, maior e melhor estruturada sala para alunos especiais e, agora, duas salas estão em reforma. Todos esses serviços estão sendo executados pela prefeitura no sentido de oferecer a alunos, professores e diretores melhoria do ensino na unidade educacional.
A Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Bases 9394/96 , definiram, o papel do município, como ente federativo autônomo, na questão da formulação e da gestão da política educacional, com a criação do seu próprio sistema de ensino. Essas medidas legais definiram também, claramente, a colaboração e parceria entre a União, os Estados e os municípios como sendo a mais apropriada para a procura de uma educação eficiente e eficaz e não-excludente.
Em Livramento duas escolas da rede estadual já foram municipalizadas dentro deste novo processo de descentralização do ensino. A primeira foi o Colégio Estadual Polivalente, um dos maiores da sede da cidade e, a segunda, o Dona Tina, um dos mais importantes e de destaque da rede estadual.