Mutirão de Cirurgias ocorre no mês de julho

0

A Prefeitura de Livramento, em parceria com o Governo do estado da Bahia participa em Brumado do Mutirão de Cirurgias Eletivas. Vinculado ao Programa Saúde Sem Fronteiras, a iniciativa do governo do estado prevê a realização de procedimentos cirúrgicos de hérnias (umbilical, inguinal, epigástrica), histerectomia (útero), colecistectomia (vesícula) voltadas para pacientes na faixa etária de 14 a 64 anos. O objetivo do Governo do Estado é auxiliar os municípios na redução da fila de espera de cirurgias eletivas, atendendo os pacientes com agilidade e cuidado.

As pré-consultas serão realizadas a partir do dia 14 em Brumado, e em Livramento de Nossa Senhora, para participar pessoas interessadas devem se cadastrar até a data de 12 de julho na secretaria municipal de Saúde, que irá atender pacientes de 14 a 65 anos. Para maiores informações, na Central de Marcação, até o dia 12 de julho de 2017, sendo necessário apresentar  documentos e Cartão SUS. A unidade móvel da Sesab tem capacidade para atender a 180 pacientes por dia, começando o atendimento às 7 horas.

O Mutirão de Cirurgias, serviço vinculado ao programa Saúde sem Fronteiras, atenderá gratuitamente 13 mil baianos no período de um ano. Serão atendidas somente pessoas que tenham encaminhamento do Sistema Único de Saúde (SUS) para a realização de procedimento cirúrgico. O objetivo do Governo do Estado é auxiliar os municípios na redução da fila de espera de cirurgias eletivas, atendendo os pacientes com agilidade e cuidado.

Como funciona – O Governo do Estado disponibilizará a equipe médica e toda a estrutura para os procedimentos, além do acompanhamento do paciente após a cirurgia. Os atendimentos médicos serão realizados nos hospitais estaduais e nas unidades complementares de cada região da Bahia.

Isso permitirá que o paciente tenha maior comodidade e não faça grandes deslocamentos. As prefeituras serão responsáveis por garantir o acesso dos pacientes às cidades onde serão realizados os procedimentos.

Como cadastrar – O cadastramento dos pacientes é feito pelas secretarias municipais de saúde, que devem manter a Lista Única atualizada, com as principais demandas de cada município. Para saber se a pessoa está cadastrada para passar pela cirurgia, basta consultar a lista única, disponível no site do Mutirão: http://mutiraodecirurgias.saude.ba.gov.br/. Também, o paciente ou responsável pode comparecer à Secretaria de Saúde de seu município, onde verifica se seu nome consta na lista para a realização do procedimento.

Todos os 417 municípios do estado já estão sendo contemplados com o projeto. O mutirão foi iniciado nas macrorregiões sul, leste, centro-leste e extremo sul, entre os meses de setembro e dezembro de 2016.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui