Ceia de Natal dos baianos vai ficar cerca de 5% mais cara em 2016

0

No mês de dezembro, o consumidor baiano já começou a se dirigir para os supermercados em busca dos produtos para a ceia e assim vai percebendo a diferença de preços em relação ao ano anterior. Segundo estimativas da Associação Baiana de Supermercados (Abase), a principal refeição natalina vai ficar entre 4% e 4,5% mais cara no estado.

Vale destacar que os produtos que terão o maior reajuste este ano, segundo levantamento da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), serão as bebidas, especialmente os vinhos – registrando um aumento de 11,17% -, seguido dos refrigerantes (10,53%), cervejas (10,41%) e espumantes (10,23%). Ainda assim, estimasse que as vendas devem ser 2% maiores em comparação a 2015.

Já em relação aos presentes, com a queda das vendas ao longo do ano e os estoques ainda elevados, cerca de 37% das empresas do varejo estavam com estoques acima do adequado em novembro -, o comércio varejista tem investido em promoções e liquidações para tentar atrair os clientes. Os preços dos aparelhos eletrônicos, por exemplo (afetados também pelo lançamento de novos produtos), subiram, em média, apenas 1,41%, mesmo com a alta do dólar. Os televisores tiveram alta de apenas 1,45%, e os microcomputadores, de somente 0,24%.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui