Chapada: Turismo em Rio de Contas une natureza e história em um só lugar

0

O município de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, tem diversos atrativos turísticos que agradam os visitantes: história, natureza exuberante e acolhimento, por exemplo. A cidade tem um dos três mais importantes conjuntos arquitetônicos coloniais da Bahia. Tombada pela Secretaria do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, a cidade de Rio de Contas, com suas ruas largas e floridas, ladeadas por casarões coloniais, reúne um raro Acervo Público com cartas de alforria, sentença eclesiástica e certidões de escravos originais.

Dentre as construções centenárias, estão os prédios do Paço Municipal, a antiga Casa de Câmara e Cadeia, onde funciona atualmente o Fórum, a antiga Casa de Fundição, as igrejas matriz do Santíssimo Sacramento e de Santana (ambas do século XVIII), as capelas de Bom Jesus da Lapa e de São Sebastião (ambas do século XIX), e o teatro São Carlos, único construído na Chapada.

Situada a 1.200 metros de altitude, Rio das Contas encanta, também, pela impressionante diversidade de sua flora: já foram catalogados 100 tipos de flores não-identificadas, além das mais de mil espécies vegetais diferentes. A cidade oferece o autêntico turismo ecológico, em meio a um clima agradável de montanha.

O destaque fica por conta do Pico das Almas, um dos mais altos pontos do estado, com quase dois mil metros de altura, e que abre a uma vista maravilhosa dos grandes vales verdes recortados por rios, montanhas e pedras. Inclusive nos últimos meses o lugar teve uma incidência de incêndio florestal, já debelado.

A aventura em Rio de Contas inclui, ainda, acampamento no santuário ecológico do Largo do Queiroz, escaladas e trekking por riachos e matas. A bela cachoeira do Fraga; a ponte do Coronel; o povoado de Mato Grosso, com suas flores e hortaliças; e a Estrada Real que leva a Livramento, construída com grandes pedras regulares, há 300 anos, por escravos, são outros bons motivos para conhecer Rio de Contas. Com informações de Bahia.com.br.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui