Chuva enche as cachoeiras da Chapada Diamantina

0

As chuvas que caíram na região da Chapada Diamantina neste mês de janeiro encheram as cachoeiras da região, como a da Fumaça, em Lençóis; e a de Moça Loira, em Mucugê, após de cerca de três meses de estiagem, que contou com incêndios em várias cidades do Parque Nacional. O fogo começou em novembro do ano passado e foi extinto no início de janeiro deste ano.

O secretário de Meio Ambiente da Bahia, Eugênio Spengler, disse que a temporada de chuva atual elimina risco de novo incêndio. Até agora, não há estimativa da área que foi queimada.
“Com a chuva, não tem risco nenhum de incêndio. Choveu mais do que a previsão apontava e a previsão é de que a chuva se prolongue por mais tempo”, disse, em conversa com o G1.

De 1º de janeiro até o dia 18, segundo dados da Secretaria de Meio Ambiente, choveu 202 milímetros em Lençóis; em Itaberaba, 239 milímetros; em Maracajuba, 173 milímetros; e 191 milímetros em Morro do Chapéu. “É um bom quantitativo de chuvas para o período”, afirmou Splenger. Depois dos incêndios que tomaram a Chapada, a Secretaria do Meio Ambiente pretende fazer a avaliação das queimadas em reunião, após o Carnaval, para planejar o trabalho de prevenção ao fogo neste ano.

“Vamos trabalhar com queima controlada em regiões mais sensíveis. Vamos ter forte campanha junto com produtores rurais para uso controlado de fogo e vamos trabalhar na modernização de equipamentos de combate”, adiantou.

Mucugê
Na cidade de Mucugê, os rios e cachoeiras ficaram cheios, depois do período de estiagem. A cidade foi uma das que registraram focos de incêndio na Chapada. A secretária do Meio Ambiente do município, Aline Machado, comemorou as chuvas que continuam na região e, até agora, não causaram nenhum transtorno como alagamento na cidade.

“A chuva está sendo benéfica. Encheu o balneário. A água chegou perto de uma lanchonete, mas baixou o nível. A chuva foi alegria grande, depois de seca e de incêndios há três meses na região”, afirmou. Ela disse que pontos turísticos de Mucugê, como as cachoeiras de Andorinhas, Piabinha, Matinha e Moça Loira estão cheias. “As cachoeiras estão lindas e está todo mundo feliz porque o risco de incêndio é zero”, contou. Fonte G1/Bahia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui