Conheça os melhores serviços para armazenar arquivos na nuvem

0

Se você tem mais de 20 anos, provavelmente já guardou um documento em um disquete. Também deve ter salvo fotos e músicas em CDs e, quando precisa, revira a casa para achar um pen drive. Agora, o melhor lugar para guardar seus arquivos é o céu – ou melhor, a nuvem. Cada vez mais evoluídas, as ferramentas de armazenamento na web oferecem comodidade, segurança e várias facilidades aos usuários. O melhor é que você pode acessar seus arquivos a qualquer hora, em qualquer lugar.

Veja alguns dos melhores serviços para você salvar documentos online. Mas tudo vai depender das suas necessidades, como ressalta a consultora e especialista em tecnologia Melissa Cruz Cossetti. “Eu uso Google Drive pelo espaço que tem grátis (15GB) e por ser integrado ao Gmail. Também amo que ele separa as fotos de arquivos (o Google Fotos tem espaço ilimitado para fotos).

Apesar de ser opção gratuita com mais espaço disponível, o Google Drive não disponibiliza um aplicativo (app) para sistemas Linux. “Tem One Drive para quem usa Microsoft, que fica integrado ao Outlook e ao Windows, e o iCloud, ótima opção para quem usa Apple. Já o Dropbox tem uma opção corporativa, que é muito legal”, recomenda Melissa. Confira os serviços abaixo – basta passar para o lado.

Alguns dos serviços oferecem ainda a possibilidade de criar um novo documento e editar com outras pessoas ao mesmo tempo a partir do seu computador, smartphone ou tablet, como é o caso do Google Drive. O queridinho de estudantes e profissionais permite que usuários trabalhem com ou sem conexão com a internet e usem a ferramenta Documentos para editar arquivos do Word.

A publicitária Paula Dultra, por exemplo, usa Google Drive para guardar e compartilhar arquivos com a equipe do trabalho. Também armazena suas fotos pessoais no Google Fotos e usa o Dropbox para arquivos mais pesados que precisa compartilhar com outras pessoas. “Pago por mais espaço no Dropbox e no Google Drive, que só permite até 15 GB de arquivos grátis. Tenho um monte de e-mail antigo no Gmail que não posso apagar. Mas acho que vale super a pena”, conta.

O fotógrafo Lucas Seixas também usa o Google Drive para compartilhar arquivos com pessoas. “Uso mais quando as fotos estão prontas. O acesso é rápido e confíavel, seja pelo celular ou pelo computador”, conta. Quem também mantém arquivos no Google Drive e Dropbox é a designer Jucinara Reis. “Sempre tenho cópias de segurança e carrego pen drive comigo. A profissão não me permite confiar tudo a um único espaço”, confessa.Correio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui